CapivariDestaques

Em comemoração ao aniversário de 50 anos, SAAE inaugura sete obras e Capivari dá um salto de qualidade em Saneamento Básico

Um marco na história do saneamento básico em Capivari será comemorado no próximo dia 22, com a cerimônia de inauguração de sete obras que levam o município a ter o que comemorar neste aniversário de 50 anos.

Sua história começou em 15 de dezembro de 1970, quando o SAAE foi criado pela lei municipal nº. 1022/70, como autarquia com personalidade jurídica, tendo autonomia econômica e administrativa. Há cinco décadas, o SAAE estuda, projeta e executa obras relativas à construção, ampliação ou remodelação dos sistemas públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O tempo passou, a cidade cresceu e o SAAE acompanhou esse crescimento investindo em infraestrutura, tecnologia, mão de obra qualificada, gestão de meio ambiente e o atendimento ao público também foi ampliado.

Obras concluídas

A autarquia concluiu sete importantes obras para o saneamento básico que possibilitaram triplicar a capacidade de tratamento do esgoto e atender todas as exigências dos órgãos ambientais vigentes.

E na próxima terça-feira, dia 22, às 10h, no Plenário do Executivo, será realizada uma cerimônia fechada para convidados, e na ocasião, as seguintes obras serão inauguradas.

ETE Distrito Industrial (Foto: Divulgação/Saae Capivari)
ETE Distrito Industrial (Foto: Divulgação/Saae Capivari)

Estação de Tratamento de Esgoto do Distrito Industrial I – “Emílio Cerezer”

Foram construídas as lagoas de aeração e sedimentação, a unidade de desinfecção, unidade de tratamento preliminar e o emissário final que receberão o esgoto coletado de todas as empresas do
Distrito Industrial. A ETE já está em funcionamento e recebe também o esgoto coletado das limpezas de fossa séptica realizadas pelo SAAE.

ETE Castelani (Foto: Divulgação/Saae Capivari)
ETE Castelani (Foto: Divulgação/Saae Capivari)

Estação de Tratamento de Esgoto Castelani – “Orlando Rodrigues”

A estação, que estava abandonada há mais de 10 anos, hoje opera com equipe de profissionais qualificados e possui um painel operacional modernizado. O processo de tratamento é ativado em tanques de aeração, tanques de areia, reatores, decantadores e não produz odor.

ETE Porto Alegre (Foto: Divulgação/Saae Capivari)
ETE Porto Alegre (Foto: Divulgação/Saae Capivari)

Estação de Tratamento de Esgoto Porto Alegre – “José Maria Ribeiro

Com a reforma, modernização e ampliação da estação foi possível duplicar a capacidade de tratamento devido a implantação do coletor tronco de esgoto Capivari.

Estação de Tratamento de Lodo da ETA I – “Alcindo Gatti”

O lodo é um subproduto do tratamento de água, gerado na ETA, formado por sólidos e imponderados químicos, constituindo uma massa de partículas orgânicas e inorgânicas, densa e viscosa. Com este sistema podemos recuperar a água empregada na lavagem fazendo com que a mesma retorne ao processo de tratamento, separando o sólido do líquido.

Com isso, o SAAE passa a atender as exigências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que não permite mais o lançamento direto de águas de lavagem dos filtros e decantadores nos corpos d’água da bacia do rio Capivari.

Coletores tronco de esgotos

Coletor Capivari
Capacidade para até: 14 mil habitantes
Atende os bairros: Padovani, Vila Bela Vista, Porto Alegre, Santa Rosa, Maria Amélia, Vila Souza, Jardim dos Poetas, Jardim Tarsila, Loteamento São José, Piazza de Roma, Residencial Santo Antônio, Morada do Sol e São Marcos e Moreto.
Curiosidade: implantação de 3.086 metros de coletor tronco de esgotos, 222 metros de linha de recalque e 61 poços de visita (PV).

Coletor Caraça
Capacidade para até: 10 mil habitantes
Atende os bairros: São Pedro, Ribeirão, Parque Residencial Santa Rita e Distrito Industrial Novo Tempo.
Curiosidade: O esgoto coletado será bombeado para a Estação de Tratamento de Esgoto Castelani.

Coletor Engenho Velho
Capacidade para até: 12 mil habitantes
Percorre os bairros: Morro Amarelo, Santo Antônio, Santa Tereza D’Avila, Engenho Velho, Jaraguá, São José, Chácaras Pagotto, Jardim Jatobá, Jardim Engenho Velho, Pitangueiras e Santa Terezinha, Morada do Sol e Porto Alegre.
Curiosidade: Este novo coletor implantado é reforço do coletor já existente que foi dimensionado devido ao crescimento da região e com visão de futuro para até 20 anos. O esgoto coletado é direcionado por gravidade para a Estação de Tratamento de Esgoto Porto Alegre. Foram implantados mais de dois mil metros de coletor de esgoto e 48 poços de visita (PV).

Mais obras

E as obras para aumentar a reservação de água tratada em Capivari continuam com a implantação de novos reservatórios e as trocas de redes de distribuição de água também favoreceram o crescimento da cidade.

Além do que já foi concluído em 2020, vários outros projetos estão em andamento, como a implantação do coletor tronco de esgoto Central, a finalização da Estação de Tratamento de Lodo da ETA II, e muito mais, tudo com previsão de término já para o primeiro semestre de 2021.

Assim é o SAAE, que nasceu, cresceu e evoluiu para levar ainda mais qualidade de vida ao nosso povo, com muita experiência, visão de futuro e investimentos, que são os pilares da nossa missão, uma empresa que há 50 anos atua na preservação do meio ambiente e que não para de crescer. E temos hoje motivos de sobra para comemorar o jubileu de ouro do SAAE.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?