Esportes

Em revista: Campanha da Copa América da Argentina

Os fãs da Argentina ainda estarão nas nuvens nove, uma vez que a vitória sobre os seus velhos adversários Brasil na final da Copa América terminou a sua longa espera de 28 anos por um grande troféu. Dada a qualidade que a Argentina tem tido ao longo das últimas três décadas, é difícil compreender como tiveram de esperar tanto tempo para deitar as mãos a um troféu.

No entanto, agora que a seca terminou, Lionel Messi e companhia terão um grande peso levantado dos seus ombros, e terão a esperança de dar o pontapé de saída no Campeonato do Mundo do próximo ano no Qatar – que serão agora um dos favoritos para ganhar. Portanto, faça sua aposta com a Betfair.

À medida que a poeira assentar no triunfo da Argentina na Copa América e a equipa de Lionel Scaloni virar as suas atenções para o Campeonato do Mundo, vamos dar uma vista de olhos ao seu caminho para a glória no Brasil. Continue a ler para saber mais.

Fase de grupos

Com um empate de 1-1 contra o Chile no Estádio Olímpico Nilton Santos no Rio de Janeiro, a Argentina não saiu da sua Copa América com o melhor começo. Messi deu ao La Albicelestre a liderança no primeiro tempo, mas Eduardo Vargas conseguiu um empate de 1-1 no segundo 45 minutos. A Argentina voltou ao bom caminho com duas estreitas vitórias por 1-0 sobre o Uruguai e o Paraguai, ambas realizadas no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. E conseguiram o primeiro lugar no Grupo A (Zona Sul) com uma confortável vitória de 4-1 sobre a Bolívia na Arena Pantanal, Cuiabá. Alejandro Gómez abriu o placar antes que um duplo Messi fizesse 3-0 pelo meio tempo. Erwin Saavedra apanhou um de volta para a Bolívia, mas Lautaro Martínez pôs fim a qualquer esperança de um regresso de choque.

Quartas-de-final

O lugar da Argentina no topo do grupo significou que enfrentaram o Equador, que terminou em quarto lugar no Grupo B, nas quartas-de-final, e, como esperado, foi uma vitória fácil para a equipa de Scaloni no Estádio Olímpico Pedro Ludovico em Goiânia. Rodrigo De Paul, que entretanto assinou pelo Atlético de Madrid, abriu o marcador pouco antes do intervalo, mas só no final do segundo tempo é que a Argentina estabeleceu realmente o seu domínio. Martínez acrescentou um segundo aos 84 minutos, antes de Messi fazer 3-0 três minutos para o tempo de lesão.

Semi-final

A Colômbia, que terminou em terceiro lugar no Grupo B, esperou pela Argentina nas meias-finais. Martínez, da Inter de Milão, deu a La Albicelestre uma vantagem antecipada, quebrando o impasse nos 10 minutos iniciais. No entanto, a Colômbia continuou a bater à porta, e apesar de testar Emiliano Martínez em algumas ocasiões e bater duas vezes na barra, não conseguiu voltar ao nível no primeiro tempo. Luis Díaz finalmente cancelou a abertura de Martínez no minuto 61. Sem que nenhum dos lados conseguisse encontrar de novo o fundo da rede no tempo regulamentar, nem os 30 minutos adicionais que se seguiram, o jogo foi para as penalidades. O goleiro Aston Villa Martínez foi o herói argentino, poupando três dos esforços da Colômbia de 12 jardas à medida que a equipa de Scaloni avançava com uma vitória por 3-2.

Final

Dada a dimensão da ocasião, não é surpresa que tanto a Argentina como o Brasil tenham começado bastante cautelosos na final. Mas os nervos da Argentina foram rapidamente acalmados quando De Paul escolheu Ángel Di María com um passe de pontos, e a ala parisiense Saint-Germain fez um belo lance no seu esforço sobre a cabeça de Ederson. Emi Martínez fez outro bom desempenho, garantindo que a sua rede não fosse penetrada pelo ataque feroz do Brasil, e a Argentina continuou a ganhar por 1-0.

A vitória na Copa América poderia muito bem motivar os jovens argentinos a ganharem Ouro para o futebol nos Jogos Olímpicos de Tóquio, mesmo que não sejam um dos favoritos nas odds de futebol olímpico.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?