Geral

Encenação retratou chegada de Nossa Senhora Mães dos Homens

Aconteceu na noite de quarta-feira, 9, a encenação da chegada da imagem de Nossa Senhora Mãe dos Homens à freguesia de Araritaguaba. Um carro de boi foi utilizado para reproduzir o momento em que a imagem foi transportada do Largo da Penha até a igreja.
Logo após, foi celebrada missa em comemoração aos 263 anos da Igreja de Nossa Senhora Mãe dos Homens (Igreja Matriz).
O Prefeito Levi Rodrigues Vieira e o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social e Sustentável, Miguel Arcanjo de Almeida, acompanharam a trajetória da encenação e a missa na Igreja Matriz.
Também presentes a secretária de Educação, Cultura e Esportes, Simone Aparecida Ribeiro da Mota Almeida, o diretor de Obras Públicas, Planejamento Urbano e Habitação, Carlos Veronezi, a coordenadora de Cultura, Roseli Brugnaro Veronezi, coordenadoras da educação municipal, e o presidente da Câmara, Claudio dos Santos.
A encenação faz parte da programação da 58ª Semana das Monções, evento que comemora os 216 anos de emancipação político-administrativa de Porto Feliz e os 320 anos de fundação.

Prefeitura começa revitalização do córrego Pinheirinho
A Prefeitura de Porto Feliz em parceria com o Instituto Refloresta começou o corte da vegetação exótica no córrego Pinheirinho, para a sua restauração com árvores nativas.
Desde a semana passada, estão sendo cortadas as árvores leucenas. De acordo com o Instituto Refloresta, o corte é necessário devido à leucena ser uma espécie invasora — assim chamadas, pois invadem e ocupam os espaços de forma muito vigorosa impedindo que as plantas nativas possam crescer no mesmo local.
O córrego Pinheirinho está tomado por esse tipo de árvore que impede outras inúmeras espécies nativas, inclusive muitas frutíferas, de crescer na área. Para que seja possível recompor a vegetação do Pinheirinho com espécies originais da Mata Atlântica será necessário, numa primeira etapa, eliminar e controlar a rebrota das leucenas, mamonas e do capim que cresce por toda a área. Todo o trabalho tem autorização dos órgãos ambientais.
Depois dessa etapa, serão plantadas mais de 80 espécies diferentes de mudas de árvores nativas, enriquecendo a biodiversidade do local.

Importância do trabalho
O Instituto Refloresta informa que existem muitas nascentes na área urbana que se encontram desprotegidas e plantar árvores nativas em volta dessas nascentes e na extensão dos córregos ajudarão a preservá-las.
O córrego Pinheirinho está em toda a Avenida Dr. Antônio Pires de Almeida (Dr. Antoninho). A principal nascente do córrego está logo abaixo da rotatória e está tomada pelas leucenas.
Para tirar dúvidas sobre a revitalização do projeto, a diretoria de Meio Ambiente disponibiliza o telefone 15 3262-1077. Também é possível utilizar-se do endereço eletrônico [email protected].

Conferência Estadual de Assistência Social
Aconteceu nos dias 1, 2 e 3 deste mês a IX Conferência Estadual de Assistência Social, realizada em Atibaia.
Porto Feliz foi representado pela diretora de Desenvolvimento Social, Maria Lúcia Nunes, e pela assistente social, Helen Fabiana de Souza. A conferência contou com a presença da ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello.
A proposta foi discutir as políticas públicas na área social e a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), entre outros assuntos.
De acordo com a diretora de Desenvolvimento Social, as conferências têm um papel importante na avaliação da situação da assistência social, além de definir diretrizes e verificar os avanços da execução da política de assistência social no município, estado e união.
Cerca de 1200 pessoas participaram da conferência que fez uma apresentação sintética das 650 conferências municipais, além de apresentar as deliberações das conferências de 2005 a 2011. Também foram apresentadas propostas para serem levadas a conferência nacional.

Escolas municipais realizam festa do dia das crianças
As escolas da rede municipal de ensino aproveitam a semana que antecede o dia das crianças, comemorado em 12 de outubro, para promover festas em homenagem aos alunos.
No dia 8, a EMEF “Vereador Carlos Roberto de Oliveira (Carlinhos)”, fez a festa dos estudantes. Já no dia 9 foi a vez da EMEF “Luiza Carvalho Pires” desenvolver atividades com as crianças.
Durante a festa foi distribuído pipoca e algodão doce. Além disso, as escolas também contaram com pula-pula e música animada.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?