Região

Enfrentamento do coronavírus avança: 321 municípios paulistas não registraram nenhum óbito nos últimos 14 dias

Desenvolvimento Regional informa que 422 municípios não registram nenhum óbito na última semana

Na 120ª coletiva de imprensa promovida pelo Governo do Estado sobre a pandemia de coronavírus, ocorrida na quarta-feira (9) no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria e os Secretários de Saúde, Jean Gorinchteyn, de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, Logística e Transportes, João Octaviano, e Fazenda, Henrique Meireles , além do coordenador e coordenador-executivo do Centro de Contingência da Covid-19, José Medina e João Gabbardo, respectivamente, comentaram os mais recentes desdobramentos do combate à disseminação do vírus e retomada da economia.

O governador João Doria informou que a vacina Coronavac, em produção pelo laboratório chinês Sinovac Biotech em parceria com o Instituto Butantan, não registrou até o momento nenhuma reação adversa na testagem da vacina entre os 9 mil voluntários, entre médicos e paramédicos.

Testes realizados até aqui demonstram que a Coronavac é segura, com taxa de eficiência de 98% na imunização de idosos. Estudos da segunda fase de testagem demonstram que pessoas com mais de 60 anos receberam mais de uma dose da vacina e a resposta foi positiva. Na terceira fase foram testados 9 mil voluntários da área da saúde em 12 centros de pesquisa em seis estados brasileiros.

O secretário de Saúde Jean Gorinchteyn observou que SP avança para a quinta semana consecutiva de queda no número de óbitos pelo coronavírus. “Constatamos queda de 30% na taxa de óbitos de domingo até hoje, em relação ao mesmo período da semana passada: foram 729 mortes, contra 508 óbitos entre 6 e 9 de setembro.”

A redução prosseguiu nesta última semana, como nota o secretário Marco Vinholi. “50% das cidades de SP não registram óbitos causados pelo coronavírus na última semana e a média móvel de óbitos caiu para 151 ao dia, contra 250 anteriormente. É um número bastante promissor, que nos deixa satisfeitos com o avanço do Plano SP,” disse Vinholi.

As internações hospitalares também caíram pela oitava semana seguida. Agora, SP registra 53% de ocupação de leitos de UTI, mostrando que a pandemia está recuando no estado.

A economia paulista, do mesmo modo, começa a se recuperar, e volta ao mesmo nível de atividade de janeiro de 2020, antes do início da pandemia.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?