Capivari

Entidade oferece atividades sócio-construtivas à população

A Central de Educação e Atendimento da Criança (CEAC), popularmente divulgada como “Casa da Criança” de Capivari, é uma instituição situada no bairro periférico São Luiz, onde, muito próximo, se localiza a comunidade antes vulgarmente conhecida como “Morro dos Macacos”. Atualmente, devido ao estigma posto aos moradores desta “área verde”, é simplesmente conhecida como Comunidade São Luiz.
A instituição não possui fins lucrativos e apresenta, como foco principal, o atendimento das crianças e adolescentes desta comunidade para uma antiga problemática, a situação de Rua (pobreza extrema, vínculos familiares fragilizados ou rompidos e a inexistência de moradia convencional regular). A CEAC tem como seu presidente Marcos Marrocco, e é considerada de Utilidade Pública Municipal de acordo com a Lei nº 2642/99 e Utilidade Pública Estadual de acordo com a Lei nº 14.445/11.
Na tentativa de atingir os objetivos de sua proposta, a CEAC oferece vários serviços, como: refeições (café da manhã, almoço e lanche da tarde), aulas de informática para crianças e adolescentes, aulas de informática para as mães, aulas de artesanato, grupo para os jovens, grupo para as mães, passeios (fábricas, museus, parque ecológico, parques de diversão, pesqueiros, cinema, teatro, etc.), aulas de música, atendimento psicológico e serviço social.
Disponibiliza ainda serviços externos gratuitos, conquistados através de parcerias, tendo ainda a disponibilização de veículo e motorista da própria instituição, para aulas de Ballet, aulas de axé, aulas de hip hop e escola de futebol.
A instituição funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, mas alguns serviços são disponibilizados, ainda, aos fins de semana, como: Futebol, aulas de música e, vez ou outra, alguns passeios.

Bate-papo
Na última semana, a reportagem d’O Semanário fez contato com o psicólogo da instituição, Daniel F. Antunes, que contou um pouco mais sobre a entidade e seus objetivos.

Jornal O Semanário Regional – Quando a ONG Casa da Criança foi fundada?
Daniel F. Antunes (Psicólogo) – A CEAC (Central de Educação e Atendimento da Criança) – “Casa da Criança” de Capivari, foi fundada no dia 27 de setembro de 1994.

Semanário – Quem são os membros e quais suas funções?
Daniel – Constituem a equipe atuante na instituição: uma coordenadora, um professor de informática, um motorista, uma cozinheira, um psicólogo e uma assistente social. Ainda contamos com a colaboração de uma professora de artesanato e dois professores de música.

Semanário – Qual a importância do trabalho desenvolvido também com as famílias desses jovens?
Daniel – O trabalho com as famílias é muito importante para estreitar o vínculo com os pais e, assim, termos acesso às crianças sem maiores dificuldades. O grupo de mães dirigido pelo psicólogo e os atendimentos feitos pela assistente social permitem o bom desenvolvimento desta proposta.

Semanário – De quem a Casa da Criança depende para sobreviver?
Daniel – A Casa da Criança depende da contribuição social, ou seja, sobrevive de doações e, também, de algumas verbas municipais e estaduais conquistadas através de projetos desenvolvidos pela casa.

Semanário – Quem estiver interessado em ajudar, como deve proceder?
Daniel – Pode entrar em contato com a própria instituição através do telefone (19) 3491-5944, ou também pode fazer um depósito anônimo direto na conta da instituição. (Banco Santander, Agência 0149, Conta Corrente 13-001141-1)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?