CapivariMombucaRafard

Escolas alteram calendário por causa da Copa do Mundo

Em Rafard, Mombuca, Porto Feliz e Rio das Pedras o começo das aulas foi antecipado em uma semana

Os alunos da rede estadual voltaram para a escola mais cedo. A mudança no calendário letivo visa garantir que eles estejam de férias durante os jogos da Copa do Mundo. De acordo com informações das diretorias de ensino – Região de Capivari e Região de Itu – nas cidades onde O Semanário circula, Rafard, Capivari, Mombuca, Porto Feliz e Rio das Pedras, aproximadamente 8.200 estudantes voltaram às aulas na segunda-feira, 27.

Para adequar o período de descanso com o campeonato mundial de futebol, sem prejudicar os 200 dias do ano acadêmico previstos em lei, assim como os 30 dias de férias, as redes também precisaram alterar os recessos escolares. Com o início das aulas uma semana antes do habitual, as escolas param no dia 12 de junho e retornam no dia 14 de julho. O recesso, por sua vez, passou para o mês de outubro, de 13 a 17.

Maria Aparecida Novaes Henrique, diretora da Escola Estadual Professora Jeni Apprilante, em Rafard, conta que as escolas estaduais recebem a “folhinha” já instituída de acordo com os acontecimentos previstos para o ano. “A gente só confere e assina”, diz. Para ela, 2014 é um ano especial. Assim, tudo deve ser adaptado para acompanhar a Copa.

“As alterações não prejudicam em nada os 200 dias letivos. Os professores irão inclusive trabalhar o evento com os alunos, por exemplo, terão que pesquisar na internet sobre os países, onde ficam, como são etc.”, detalha a diretora. Algumas escolas municipais também tiveram suas datas alteradas para que ao menos 22 mil alunos das cinco cidades se encontrem de férias quando os jogos começarem. (Confira a agenda abaixo)

Segundo o professor Herman Voorwald, secretário da Educação do Estado de São Paulo, o planejamento também foi feito para que não houvesse interferência nas presenças em sala. Ele afirma que os pais precisam se organizar para acompanharem o novo calendário. “Nossas escolas foram orientadas a fazer do evento uma oportunidade de aprendizado e já estão em andamento projetos que levam o assunto para as unidades de ensino”, explica.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?