DestaquesRegião

Escolas iniciam nova fase com aulas presencias sem distanciamento obrigatório entre alunos

Escolas estaduais e municipais passaram a receber 100% de seus estudantes sem revezamento nesta semana. Esta nova fase é possível pois o distanciamento de 1 metro entre os alunos não é mais obrigatório. A medida segue recomendação do Comitê Científico de Saúde do Estado.

Protocolos como uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura, higienização constante dos ambientes e mãos seguem em vigor. A presença dos estudantes nas unidades é obrigatória, salvo exceções: jovens pertencentes ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado seu ciclo vacinal contra COVID-19; jovens gestantes e puérperas; crianças menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco para COVID-19, para as quais não há vacina contra COVID-19 aprovada no país; estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à COVID-19, mesmo com o ciclo vacinal completo, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas.

Normas para o acompanhamento dos estudantes remotos, atividades presenciais, conduta nos momentos de ida e volta, entrada e saída da escola, alimentação e monitoramento de casos foram publicadas em Diário Oficial através da resolução Seduc 109, de 28-10-2021.

Essas medidas também valem para as redes privada e municipais que não possuem conselhos de Educação próprios. Os demais municípios têm autonomia de seguir ou não a orientação da Seduc-SP, desde que apresentem justificativas pautadas nos dados epidemiológicos que impeçam o retorno presencial.

Até o momento, 97% dos profissionais da educação estão com o esquema vacinal completo e 96% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose, o que fortalece a manutenção das medidas e contribui ao retorno das atividades presenciais.

Em Rafard, as escolas voltaram a receber 100% dos alunos na última quarta-feira (3). Na rede municipal, são 1.010 estudantes matriculados que terão aulas até o dia 21 de dezembro. As creches municipais também operam com 100% dos alunos, porém, apenas 5 horas diárias.

No município vizinho, Capivari, as aulas para 100% dos alunos da rede municipal foram liberadas na quinta-feira (4). As creches atenderão Maternal I e II, com carga horária de 5h por turno. Já o berçário, não retorna no momento.

Segundo a Secretaria da Educação de Capivari, as aulas vão até o dia 14 de dezembro para as escolas, sendo Pré e Ensino Fundamental I e II. No dia 15/12, haverá o conselho de classe. Já para as creches, as aulas vão até o dia 30/12.

Em Capivari, são 6.191 alunos matriculados na rede municipal de ensino.

Na cidade de Mombuca, os 850 alunos da rede municipal também retornaram seguindo o cronograma estadual, na quarta-feira (3). As aulas seguem até o dia 23 de dezembro. A creche voltou atender normalmente.

De acordo com o governo municipal, para o ano que vem, está prevista a retomada das atividades complementares, que serão oferecidas em tempo integral. Com a atualização dos protocolos sanitários eventos culturais, científicos e esportivos escolares agora estão liberados.

Calendário 2022

O Governador João Doria detalhou, na quarta-feira (3), o calendário definido pela Secretaria de Educação para o ano letivo de 2022 em toda a rede estadual de ensino. As aulas para cerca de 3,5 milhões de alunos ocorrerão entre 2 de fevereiro e 23 de dezembro, nas 5400 escolas mantidas pelo Governo de SP nos 645 municípios do estado.

“Teremos um calendário completo, pleno, com crianças e adolescentes do estado de SP voltando a estudar, a se alimentar e a estarem protegidos e amparados pela rede pública de ensino. E isso se deve ao avanço da vacinação. SP sempre defendeu que a vacina salva”, destacou Doria.

O calendário do ano letivo de 2022 prevê recessos ao final do primeiro e terceiro bimestres. As férias serão mantidas nos meses de julho e janeiro. Também estão previstos dois períodos para recuperação nas férias entre 4 e 21 de janeiro e 11 e 22 de julho.

As Semanas de Estudos Intensivos continuam em momentos-chave de cada bimestre para reforçar, recuperar e aprofundar as aprendizagens essenciais para o percurso educacional dos estudantes. O calendário prevê ainda as datas para os conselhos de classe bimestrais e reuniões de planejamento/replanejamento e formação.

“O foco total será recuperar a aprendizagem perdida pelos nossos estudantes na pandemia. No primeiro dia útil de janeiro de 2022 já teremos aulas de recuperação, como também ocorreu em janeiro deste ano. Não podemos deixar nenhum aluno para trás”, ressaltou o secretário da Educação de SP, Rossieli Soares.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?