Capivari

Escolas Municipais de Capivari superam meta do Ideb

.

A Rede Municipal de Ensino de Capivari ultrapassou a meta estipulada para o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referente ao ano de 2017. Desta vez, o 5º ano alcançou a média de 6.5, cuja meta projetada era de 5.7. Já o 9º ano ficou com 5.6, de uma expectativa de 5.4.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados, como a Prova Brasil que faz parte do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Estes exames são aplicados aos estudantes das etapas finais de ensino de cada modalidade de ensino, isto é, 5º e 9º anos, além do 3º ano do ensino médio. O cálculo também leva em consideração o fluxo escolar (aprovação e evasão).

O município apresentou a mesma média do Estado de São Paulo, quando se diz respeito ao 5º ano, e ficou acima da média nacional que foi de 5.6. Já para os anos finais do Ensino Fundamental ficou acima da média estadual de 4.9 e também da nacional que foi de 4.3.

A Escola Municipal José Benedito Pinto Antunes ficou com 7.5, a maior média do município, bem acima da meta estipulada de 6.5 e da nota anterior que tinha sido de 7.1. A mesma foi seguida pelas escolas Dra. Jurema Aparecida de Sousa Martins (6.9) e Profª Ana Aparecida Rufino Dias (6.8). Outro destaque foi a EM Maria Rosa Lembo Duarte que pontuou 6.7. A escola obteve um grande avanço nos últimos 10 anos, sendo que em 2007 tinha apresentado nota 4.0, a menor do município na época.

Ao todo, participam do Ideb, 14 escolas com turmas do 5º ano. Destas, nenhuma apresentou queda na média, a grande maioria subiu ou ainda se manteve.

Para a secretária da Educação, Marília Cardoso, esse aumento na média das escolas da cidade no Ideb se deve aos investimentos e o trabalho desempenhado pela equipe docente. “Nossa mobilização tem sido constante para manter o desenvolvimento da aprendizagem de nossos alunos, oferecendo capacitações profissionais, investindo na infraestrutura das escolas, mantendo um sistema apostilado e merenda de qualidade. Todo esse investimento aliado à dedicação e ao comprometimento de nossos profissionais, refletiu nesse resultado extremamente positivo. Estamos muito contentes e parabenizamos a todos os profissionais da rede municipal de educação pelo excelente resultado”, ressaltou

O prefeito de Capivari, Rodrigo Proença, também parabenizou a toda a equipe da Secretaria da Educação pelo resultado expressivo no Ideb. “A cada dois anos recebemos essa avaliação do Ideb que avalia a qualidade do ensino no município e define metas para os próximos anos. É com muita alegria e satisfação que recebemos o resultado deste ano, pois muitas escolas atingiram metas projetadas para 2021. Além disso, também tivemos uma escola com média de 7.5, considerada de alto padrão. Quero deixar registrados os meus parabéns à secretária Marília e todas as supervisoras, coordenadoras, professoras e demais funcionários da Educação”, finalizou.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?