NotíciasRafard

Escolas municipais recebem Campanha dos 3 Bichos

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard

Durante os dias 29 e 30 de agosto, a Saúde de Rafard esteve nas escolas Aurélio Sotto, Luis Grellet, Benedita Vendramin e Josefina Chiarini Borghesi realizando a Campanha dos 3 Bichos. A ação consiste na prevenção e identificação de Hanseníase, Verminoses e Tracoma.

Com autorização dos pais, os alunos de 5 a 10 anos foram examinados e devidamente medicados pelos profissionais da Saúde. O trabalho anual busca informar sobre sinais e sintomas, além de ensinar a se proteger dessas doenças, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

No caso do aluno diagnosticado com alguma destas doenças, ele é encaminhado para um tratamento especializado.

Hanseníase

Sobre as doenças, a Hanseníase é infecciosa, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A transmissão ocorre pelo contato próximo e prolongado com pessoas doentes sem tratamentos, por via aérea (ar).
Os sintomas são dormência nos pés, manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, perda da sensibilidade à dor, ao calor e ao tato.

Foto: Divulgação/Prefeitura Rafard

Verminoses

Já as Verminoses são infecções provocadas por parasitas que se instalam no interior de corpo de adultos e crianças. A transmissão é feita pela ingestão de água e alimentos contaminados ou por pequenos ferimentos na pele.

Por isso, recomenda-se lavar bem os alimentos e as mãos, beber água filtrada ou fervida, andar calçado e cortar as unhas como forma de prevenção.

Os sintomas são perda de peso, dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, barriga inchada e sangramentos intestinais.

As crianças podem ter retardo no crescimento e dificuldade de aprendizagem.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard

Tracoma

E, por fim, o Tracoma é uma doença dos olhos, causada pela bactéria Clamydia trachomatis, que atinge principalmente crianças.

A transmissão acontece por contato direto, por meio das mãos contaminadas, e de maneira indireta, pelo contato com objetos ou animais, como moscas, infectados.

Os sintomas são olhos com coceira, lacrimejamento, vermelhos, com irritação, secreção e intolerância à luz. Em casos mais avançados, podendo levar à cegueira.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?