CapivariNotícias

Escolas oferecem merenda especial em comemoração ao Dia das Crianças

10/10/2014

Escolas oferecem merenda especial em comemoração ao Dia das Crianças

Setor de Merenda Escolar servirá doces, salgados e bebidas até esta sexta-feira, 10; alunos da rede estadual também podem contar com a novidade
Estudantes ganham cardápio diferente na semana que antecede o Dia das Crianças (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Estudantes ganham cardápio diferente na semana que antecede o Dia das Crianças (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – Na semana que antecede o Dia das Crianças, os alunos das creches e escolas municipais de Capivari estão saboreando um cardápio especial. Pipoca, bolos, bolachas, tortas, cachorro-quente, quibe, sucos, leite achocolatado e iogurte são alguns dos alimentos selecionados pela Secretaria da Educação, por meio do setor de Merenda Escolar, para ser servido entre os dias 6 e 10.

Com exceção do achocolato e do iogurte, os alimentos, segundo a nutricionista Rejane Kerches, não fazem parte do cardápio normal. “No dia a dia, eles não podem comer tudo isso. Esse cardápio diferenciado é um complemento para a dieta diária dos estudantes”, explica. A diferença, conta Rejane, é que durante as comemorações os alunos estão recebendo a embalagem individual. “É uma novidade para eles. Normalmente, os estudantes consomem as bebidas já servidas em canecas.”

De acordo com o secretário da Educação, Nadir Assalin, além de um cardápio diferenciado durante toda a semana, as escolas estão desenvolvendo atividades culturais, recreativas e esportivas. “Dessa forma, nossos alunos têm a oportunidade de aproveitar momentos de maior interação com os professores e comemorar condignamente tão importante data”, afirma.

Escolas estaduais

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo também preparou receitas diferenciadas para serem oferecidas a mais de 1,2 milhão de alunos das 2.205 escolas da rede que participam do Programa de Alimentação. Além de pratos como torta de abacaxi, gelatina colorida e rocambole de risoto, as unidades escolares receberam uma lista de ingredientes que podem ser adquiridos com ajuda de uma verba especial.

Todas as escolas ganharam um guia sobre a preparação e sugestões de ingredientes que possam ser incorporados ao cardápio, como sorvete, milho para pipoca e geleia. Além disso, foram distribuídos pão tipo hot dog e salsicha para a elaboração de sanduíches.

O manual enviado pela Secretaria também ressalta que os produtos consumidos diariamente pelos estudantes podem ser combinados com os demais para a elaboração de receitas variadas. Fica a critério da unidade a escolha da data em que será servida a merenda especial, desde que seja no mês de outubro.

“Mesmo em datas festivas, é importante ressaltar que mantemos a alimentação dos nossos alunos de forma equilibrada e saudável. Optamos sempre por produtos com baixo teor de sódio e gorduras, ricos em vitaminas e minerais, em especial ferro, cálcio e vitamina C”, afirma a diretora do Centro de Supervisão e Controle do Programa de Alimentação Escolar, Manoela Birolli.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?