Notícias

Escritora de Porto Feliz lança primeiro romance

301/10/2015

Escritora de Porto Feliz lança primeiro romance

Marcas da vida será lançado nos próximos meses; depois, em janeiro, professor vai publicar obra sobre a história dos negros no município
Natália Moreno é autora do livro Marcas da vida (Foto: Divulgação/Natália Moreno)
Natália Moreno é autora do livro Marcas da vida (Foto: Divulgação/Natália Moreno)

PORTO FELIZ – A jovem escritora Natália Moreno vai lançar nos próximos meses seu primeiro romance. Intitulado Marcas da vida, a obra conta a história de Lílian, atriz que perdeu um contrato importante com uma emissora de tevê após sofrer um acidente de carro que a deixou com lesões e cicatrizes. Sem trabalho e cheia de contas para pagar, Lílian se torna professora de teatro e volta a seguir em frente, mas sem grandes aspirações.

Até que, certo dia, ela conhece uma aluna que reacende em seu coração o sonho de ter uma família. Ainda marcada pelas tragédias que abalaram sua história, a professora embarca em um relacionamento conturbado com um publicitário bem-sucedido e cercado de belas mulheres. Para não desistir da felicidade, Lilian terá de lidar com seus fantasmas e aprender a enxergar a mulher que vai além daquela que ela vê no espelho.

O livro será publicado com o selo Talento da Literatura Brasileira, do Grupo Editorial Novo Século. Natália Moreno, natural de Porto Feliz, já teve um de seus contos publicados na coletânea Antologia Novos Talentos da Literatura – poesia, contos e crônicas, da editora Mar de Letras (Confraria de Autores). Também é autora dos livros Quando eu me amar e Do caos à esperança, ambos em edição independente.

Natália é graduada em Letras e pós-graduada em Literatura Inglesa, e disse que encontrou na escrita “uma maneira de extravasar os sentimentos escondidos pelo seu jeito capricorniano de ser”. Por três anos, a paulista participou como colaboradora na seção Tudo de Blog, da revista Capricho (Editora Abril). Além disso, em 2013, a jovem escritora venceu um concurso de crônicas em Porto Feliz.

Marcas da vida, de Natália Moreno, será lançado nos próximos meses (Foto: Divulgação/Natália Moreno)
Marcas da vida, de Natália Moreno, será lançado nos próximos meses (Foto: Divulgação/Natália Moreno)

Mais livro

Outro escritor portofelicence que vai lançar um livro em breve é o professor, historiador, poeta e documentarista Carlos Carvalho Cavalheiro. O paulistano de nascimento, que adotou Porto Feliz e Sorocaba para viver, trabalhar, pesquisar e desvendar temas escondidos por entre as histórias das duas cidades, escreveu O Negro em Porto Feliz, cujo lançamento está previsto para janeiro de 2016.

Cavalheiro tem se destacado como defensor e praticante de formas alternativas de circulação da cultura, explorando criativamente a mídia eletrônica e impressa. O professor é formado em História, pós-graduado em Metodologia do Ensino de História e Gestão Ambiental, licenciado em Pedagogia, bacharel em Teologia e mestrando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em Sorocaba.

O livro é uma compilação de artigos sobre a história e a cultura dos negros em Porto Feliz (onde Cavalheiro é professor de História na rede municipal) publicados no jornal Tribuna das Monções. A obra será comercializada pela Editora Crearte e a primeira edição terá 100 exemplares. “Uma tiragem modesta, mas que, creio eu, preencherá a lacuna da falta de livros sobre a história dos negros em Porto Feliz”, afirma o autor.

O professor e historiador Jonas Soares de Souza acredita que “as pessoas estão continuamente colocando para si mesmas questões relacionadas ao local onde moram e sobre como viveram seus antepassados”. Cavalheiro disse que é isso que ele espera com o livro. “Recortar os sinais e as relações da totalidade social, os homens e mulheres de carne e osso, para usar uma imagem cara ao historiador francês Lucien Febvre.”

Capa do livro O Negro em Porto Feliz (Foto: Divulgação/Carlos Carvalho Cavalheiro)
Capa do livro O Negro em Porto Feliz (Foto: Divulgação/Carlos Carvalho Cavalheiro)

A publicação de O Negro em Porto Feliz tem apoio do Sindicato dos Professores das Escolas Municipais de Sorocaba, Porto Feliz, Tietê, São Roque, Ibiúna, Salto, Itu, Araçariguama, Alumínio, Mairinque, Votorantim, Boituva, Iperó, Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Cesário Lange, Cerquilho e Tatuí (Siproem). Pedidos podem ser feitos por e-mail durante a pré-venda: [email protected].

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?