NotíciasRafard

Escritura de doação dá posse definitiva da São Bernardo para a Abaçaí

18/11/2016

Escritura de doação dá posse definitiva da São Bernardo para a Abaçaí

Assinatura reuniu lideranças da iniciativa privada e da organização social; novos projetos são esperados para a Fazenda
André Del Gaudio (Radar), Toninho Macedo (Abaçaí) e Heitor Turolla (representante da sociedade civil) (Foto: Ivanete Cardoso)
André Del Gaudio (Radar), Toninho Macedo (Abaçaí) e Heitor Turolla (representante da sociedade civil) (Foto: Ivanete Cardoso)

RAFARD | Desde sexta-feira, 11, os 31 hectares de terra da Fazenda São Bernardo, em Rafard, com seu casarão e construções ao entorno, passaram a pertencer definitivamente a Abaçaí Cultura e Arte.
A assinatura oficial da escritura de doação, que é patrimônio histórico tombado desde 2011, aconteceu durante a programação do ‘Aiuê de Primavera’, realizado pela Abaçaí de 11 a 15 de novembro.
Membros da Abaçaí, representantes da sociedade civil e funcionários da empresa Radar – proprietária das terras de São Bernardo – participaram do momento histórico. “É o fim de um ciclo de dois anos de diálogos e de um contrato de comodato. Já tivemos as primeiras obras de restauração feitas pela Abaçaí aqui na Fazenda e nós da empresa já vimos que esta é uma associação que sabe trabalhar com as questões culturais. Hoje é o dia da escritura definitiva de doação da Fazenda”, disse André Del Gaudio, responsável pela divisão de sustentabilidade da empresa Radar.
A Associação Cultural Abaçaí Cultura e Arte completa dois anos em Rafard. O objetivo do projeto, segundo os membros da Associação, é transformar a Fazenda São Bernardo em um referencial cultural e artístico do quadrante das cidades de cultura caipira da região. “Hoje damos um grande passo na conquista de nossos sonhos para a Fazenda São Bernardo. Aqui será o polo da cultura caipira e esta conquista marca um novo tempo para a São Bernardo”, discursou Toninho Macedo, diretor cultural da Abaçaí.
Após a assinatura da escritura de doação, Macedo presenteou Del Gaudio com o troféu ‘Tropeiro da Cultura Paulista’, em agradecimento ao apoio e trabalho prestado no processo de doação das terras.
O presidente da Câmara de Rafard, Wagner Bragalda, o prefeito eleito Ilson Donizete Maia, o ex-prefeito Heitor Turolla, o vereador eleito Alex Santos também marcaram presença no ato.

Toninho Macedo apresenta livro lançado na última segunda-feira, 14, na Fazenda São Bernardo, em Rafard (Foto: Ivanete Cardoso)
Toninho Macedo apresenta livro lançado na última segunda-feira, 14, na Fazenda São Bernardo, em Rafard (Foto: Ivanete Cardoso)

Lançamento
O pesquisador e diretor cultural da Abaçai Cultura e Arte, Toninho Macedo, lançou o livro ‘Mesa Paulista Tradicional, Comer & Beber Juntos’, na segunda-feira, 14, na Fazenda São Bernardo.
Com fotos e ilustrações da culinária paulista, o livro traz em suas 480 páginas, um convite ao leitor para conhecer as raízes da cultura, tradição e sabores da Mesa Paulista. O livro traz a história da tradição, com seus ranchos tropeiros, fogões a lenha e receitas de diferentes regiões de São Paulo.
“O livro trata sobre a mesa e a comida, mas também fala das relações que estes alimentos trazem. Para isso usamos dos estudos da História e da Antropologia para explicar a origem e trajetória dos alimentos que compõe o nosso cardápio”, conta Macedo ao falar sobre o resultado de 30 anos de pesquisa.
O livro contempla boa parte do universo cultural de São Paulo, apresentando pessoas, histórias e tradições. “No livro Mesa Paulista nós buscamos contar de onde vem a nossa mandioca, os nossos temperos e milhos. Falamos de três culturas, os Caipiras, os Caiçaras e os Piracuaras”, relata o escritor.
Além das histórias sobre a origem dos alimentos, o livro traz também receitas dos principais pratos de cada cultura. O lançamento do Mesa Paulista contou com a presença de autoridades, convidados e membros da Abaçaí.
Em 2017, serão lançados outros dois livros, também relacionados aos fatores culturais da região. “Temos a expectativa de já no começo do ano que vem lançar o livro que fala sobre a trajetória dos 20 anos do Revelando São Paulo e em seguida o livro sobre os Reinados de Congos, que começou em 1.500 na Europa e se espalhou por toda a América Latina”, antecipa Macedo.
A publicação do Livro Mesa Paulista é uma realização da Abaçaí Cultura e Arte, Ministério da Cultura, em parceria com patrocinadores e apoiadores da iniciativa privada.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?