CapivariNotícias

Espaço da Arte e Cultura completa dois meses com todas as vagas preenchidas

03/11/2014

Espaço da Arte e Cultura completa dois meses com todas as vagas preenchidas

Inaugurada em agosto, unidade tem 486 alunos frequentando gratuitamente aulas de música, dança, pintura e artesanato
Espaço da Arte e Cultura foi inaugurado em agosto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Espaço da Arte e Cultura foi inaugurado em agosto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – O Espaço da Arte e Cultura de Capivari, inaugurado pela prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, em 23 de agosto, completou dois meses de funcionamento com 100% das vagas preenchidas. São 486 alunos matriculados gratuitamente em aulas de música, dança, pintura e artesanato.

Localizada na Rua Bento Dias, 483, Centro, a unidade promove algo inédito na cidade, já que une diversos cursos práticos e teóricos no mesmo local. A Secretaria da Cultura e Turismo mantém uma lista de espera para novas matrículas.

O projeto está em fase de experiência para se adequar às vontades e desejos do público. Em dois meses, houve uma grande aceitação entre os munícipes de todas as idades. A faixa etária dos alunos vai dos seis aos 85 anos (conforme a idade imposta por cada curso).

“É gratificante promover esse movimento artístico em nosso ‘Espaço’ e ver os alunos passando pela Praça Central com seus instrumentos. Entrando, saindo e respirando cultura”, conta o coordenador Eder de Luca.

A aluna Maria Fernanda da Cruz do Nascimento, de 13 anos, frequenta as aulas de dança coreografada nas manhãs de sexta-feira. Ingressou na modalidade no início de setembro e diz estar satisfeita com o que aprende. “Eu aprendi a dançar melhor com as coreografias, fiz novas amizades, aprendi a lidar melhor com as pessoas. O que aprendo aqui ensino para meus amigos”, diz.

As aulas são ministradas de segunda a sábado. A idade para participação e o horário da atividade são definidos por modalidade. O número de vagas varia de acordo com cada projeto. Confira:

Projeto Manacá oferece aulas de violino para alunos acima de 15 anos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Projeto Manacá oferece aulas de violino para alunos acima de 15 anos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

Projeto Sonorum
São 70 vagas, para alunos de seis a 15 anos. Esta modalidade conta com aulas de violino e viola clássica, além da musicalização e percepção. O intuito do Projeto Sonorum e Manacá é desenvolver o trabalho com diversos instrumentos, visando a formação de uma orquestra para o município.

Projeto Manacá
São oferecidas aulas de flauta doce e canto coral para alunos a partir dos seis anos e aulas de violino para alunos acima de 15 anos, além do projeto música de câmara. As aulas são ministradas em grupo, uma vez por semana. São oferecidas 20 vagas.

Projeto Violão
Com o maior número de vagas e horários oferecidos, o Projeto Violão atende alunos a partir de 11 anos. São oferecidas 142 vagas para as aulas em grupo.

Projeto Teclado
São 36 vagas para alunos a partir dos 12 anos. As aulas são em grupos de seis alunos, com duração de uma hora.

Projeto Dança oferece duas modalidades (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Projeto Dança oferece duas modalidades (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

Projeto Dança
As modalidades oferecidas são: dança coreografada e dança do ventre, com 30 e 60 vagas, respectivamente. Na próxima semana, as aulas coreografadas ganham duas novas turmas às terças e quartas-feiras. Para ingressar é necessário se inscrever no ‘Espaço’.

Projeto Artesanato
As aulas são ministradas pela professora Carol, para alunos a partir dos 12 anos em aulas em grupo, com duração de uma hora. São oferecidas 36 vagas.

Projeto Pintura em Azulejo
São 42 vagas para alunos a partir dos 12 anos. As aulas são ministradas pelo professor Zé Grilo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?