Carta do LeitorOpinião

Espaço do leitor: Visão e desempenho para 2015

19/12/2014

Espaço do leitor: Visão e desempenho para 2015

José Roberto Guedes de Oliveira é escritor e historiador, de Capivari (Foto: Arquivo/O Semanário)
José Roberto Guedes de Oliveira é escritor e historiador (Foto: Arquivo/O Semanário)

Por José Roberto Guedes de Oliveira

É claro que, com a chegada dos últimos minutos de 2014, passemos a traçar uma ação para o Ano Novo. Isto significa pensar em termos de realizações, diante da perspectiva profissional ou mesmo pessoal.

Mas esta tomada de decisão, pensada, batalhada, preparada em seus detalhes, objetivada em todos os seus parâmetros, requer uma firme e indissolúvel disposição de dar um salto na vida.

Isto posto, penso que para este sucesso há que se imaginar um ponto a que se chegar e traçar, com toda precaução e firmeza interior, um plano de ideias e caminhos a percorrer.

Em tópicos diversos, eis o que penso convir a todos que estão propensos a mudanças para a inovação, que tanto o momento atual exige:

– Ponderar para as iniciativas, sem perder o foco.
– Meditar sobre todos os aspectos das realizações, com os pés no chão.
– Ter fé e acreditar no que irá fazer, sem hesitar um momento sequer.
– Transpor obstáculos, sem perder a dignidade e o compromisso com a ética.
– Ouvir, dos mais experientes, as suas sugestões e avaliações, a fim de aparar as arestas do caminho a percorrer.
– Quando houver necessidade, dar um passo atrás; mas dar dois para frente.
– Costas cobertas e pés calçados, os orientais sempre aconselham.
– Proteger-se do sol abrasador, caminhar, admirar as flores, os pássaros e os animais, com novos olhos para o mundo. Aconchegar-se com os pequenos e admirá-los em todos os aspectos.
– Seguir, com retidão, o que os economistas antigos diziam: ganhe 100, gaste 99 e nunca 101 – para os seus bolsos particulares.
– Seguir, como desafio, a macroeconomia: o empregado gasta o que ganha; o empregador ganha o que gasta – fórmula empresarial de sucesso.
– Pensar família, como célula mater. Este significado de família é o que está em seu interior.
– Não dê ouvidos e faça distância das falcatruas. Pouco se lixe se não estão fazendo o certo. Faça você a sua parte, que está de bom tamanho.
– Não passe o ano em brancas nuvens. Tenha como meta que o seu dia tem 30 horas, independentemente da certeza de 24 horas. E tenha o seu sono entre 6 a 8 horas, dependendo do seu biótipo.
– Crê num Ente-Supremo, sem fanatismo. Ele já lhe deu o livre arbítrio. Siga a luz da verdade, da retidão e da caridade – princípios básicos do bom viver. Faça as suas orações, contemplações e meditações.
– Seja um contador de suas finanças e patrimônio. Tenha, sempre em sua casa, o livro de débito e crédito. Registre tudo e o tenha em 7 chaves.
– Nariz empinado, vaidade extrapolada, orgulho demasiado, inveja acerbada e achar super-homem (ou mulher-maravilha) – não condizem com o espírito da grandeza interior e riqueza pessoal. Humildade é fluído que se espalha com rapidez, principalmente no mundo dos negócios.
– Seu interlocutor deve saber de sua altivez. Fale com ele, olhando nos seus olhos, não de soslaio.
– Tenha permanente contato com o que lhe agrega alguma coisa; mantenha distância de tudo que lhe não traga algo frutífero e de bom.
– Não faça juízo de outra pessoa, pelo que veste, mas pelo seu interior. Para muitos, até que Gandhi era esquisito com aquelas vestes.
– Muitas vezes o caminho é trôpego. Sempre há alguém a lhe puxar o tapete. Esteja sempre atento e “sempre alerta”, como um escoteiro.
– Acredite, sempre, no seu potencial. Acredite na verdade de que, no final do túnel, há luz.
– Não acredite no que se faz na calada da noite. Vampiros e sanguessugas estão sempre às espreitas. Tenha olhos de lince.
– Apure os seus ouvidos; tenha boa dicção. Dúvidas, consulte o dicionário. “A nossa pátria é a língua portuguesa”.
– Por fim, mantenha calma e coração aberto: sempre haverá alguém a lhe buscar guarida. Não o afaste, desde que o objetivo seja maior.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?