J.R. Guedes de Oliveira

Esta coluna que era do Denizart Fonseca, hoje será de tributo a esta figura maravilhosa de Mombuca, Rafard e Capivari

Denizart Fonseca (Zito)

A coisa de uns 15 dias, enviamos ao querido amigo Tenente Denizart Fonseca, alguns livros de nossa edição e pedindo que fizesse um texto para a próxima obra. Isso já fora objeto de um contato com ele, anteriormente, por telefone. Prontamente nos disse que faria algo em torno de 2 ou 3 páginas para “Personalidades Ilustres da História de Capivari” – Volume II.

Pois, bem. Esta semana, pensamos em ligar para ele; saber da recepção destes outros livros mais que faltavam na sua biblioteca. Contudo, não sabíamos de seu estado crítico. Ninguém havia nos comentado a respeito.

E hoje, somos surpreendidos com esta infausta notícia do seu falecimento. Foi-se o militar, nos deixou o escritor, emudeceu o seresteiro, ausentou-se o Irmão Justo e Perfeito.

A coluna deste “O Semanário” perde uma voz das letras. Mombuca, Rafard e Capivari se entristecem por tudo que ele representa de ação e carisma. Ficamos órfãos de uma figura boníssima de verdadeiro cristão, que foi Denizart Fonseca.

Resta-nos, como exaltação ao seu nome e a sua folha-corrida, uma pequena síntese biográfica. Nossos profundos sentimentos de solidariedade a toda sua digníssima família.

Denizart Fonseca

Denizart Fonseca – 1º. Tenente Especialista da Aeronáutica. Nascido em Mombuca, no dia 26 de novembro de 1925. Filho de Benedito Afonso da Fonseca e de Dona Ana Godói Fonseca.

Casou com Maria Francisca Fenner Fonseca, já falecida. Transferiu-se para Rafard em 1932, onde foi matriculado no Grupo Escolar para o Curso Primário. Em 1938, mudou-se para a cidade de Itápolis, onde cursou o Ginasial. Residiu em Piracicaba, onde prestou serviço à Pátria, tornando-se Reservista de 2ª. Categoria, o que auxiliou como Praça mobilizável, a ingressar na FAB.

Em 1944 classificado, serviu na Base Aérea do Galeão (Zona de Guerra), onde atuou, além de sua especialidade na missão de Observador Aéreo em nosso litoral: (Galeão-Vitória/Galeão-Santos-Galeão até 1952.

Ocupou vários cargos burocráticos no Estado-Maior da Aeronáutica e no Estado Maior das Forças Armadas. Por acidente em serviço, foi reformado em 1961, no Posto de 1º. Tenente Especialista, permanecendo com residência no Rio de Janeiro até 1965, quando se transferiu para Rafard, atendendo os apelos do coração.

Foi um dos fundadores do Lions Clube de Rafard, sendo o seu 2º. Presidente; Kardecista, presidiu o Centro Espírita Allan Kardec, por 8 anos, oportunidade em que idealizou e promoveu a construção do Lar dos Velhinhos, que acolheu 14 idosos, enquanto permaneceu na presidência.

Idealizou, programou e realizou em 21 de dezembro de 1986, no Salão do ASAS a merecida homenagem aos “Velhos Mestres”, Dona Branca Pelegrini de Moraes Barros, Dona Lucrécia Luchi Ferreira e Sr. Jordão Marins Peixoto, cerimônia que contou com a presença de seus ex-alunos e demais convidados.

Presidiu a Comissão Organizadora para a Inauguração do Centro Cívico e Cultural Major Pires de Campos, em 1988. Idealizou, organizou e realizou a Semana da Asa, de 1965 a 1995, com palestras e exposições sobre a FAB.

Atualmente escreve artigos de fundo didático para o jornal O Semanário, de Rafard e Jornal da Cidade e Região, de Capivari. Participa do Conjunto al Seresteiros de Capivari, cantando e acompanhando ao violão.

Agradeço diariamente ao Grande Arquiteto do Universo, pela lucidez e reflexos perfeitos que desfruta. Com 92 anos de idade, devido uma artrose¸ apoia-se numa bengala. Mas, volta e meia, utiliza-se do seu pequenino Fiat 500.

Possui títulos e medalhas de honraria, tanto de órgãos públicos, como de academias de letras e militares, em particular da Força Aérea Brasileira – FAB.

ARTIGO escrito por J. R. Guedes de Oliveira, ensaísta, biógrafo e historiador. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?