Editorial

Estamos preparados?

28/01/2017

Estamos preparados?

Rio Capivari (Foto: Arquivo/O Semanário)
Rio Capivari (Foto: Arquivo/O Semanário)

EDITORIAL | O verão tem trazido chuvas cada vez mais volumosas e preocupam autoridades da região, principalmente os representantes da Defesa Civil, responsáveis por monitorar as situações de risco. E a pergunta que fica é, será que estamos preparados para estes temporais?
Existem casos em que não há nada que possa ser feito, já em outras situações se recomenda ação enérgica do poder público, tanto ao não permitir ocupação em áreas de risco, quanto cuidar para um perfeito escoamento de águas, por meio da limpeza do bueiros e locais onde é necessário dar vazão às águas.
Não é segredo para ninguém que o Rio Capivari sofre há tempos com o grande volume de água, lixo e poluição, trazidos de cidades como Campinas e Monte Mor, e também descartados pelos municípios de Capivari e Rafard. No entanto, nos últimos anos, o poder público, pouco ou quase nada tem feito para ‘desafogar’ os leitos do rio. Esse acúmulo de lixo, entulho e detritos no fundo do rio, causa o assoreamento, suportando cada vez menos água e, consequentemente, provocando enchentes em épocas de grande quantidade de chuvas.
Nestes casos, é importante uma intervenção do homem para evitar catástrofes. A primeira medida é a conscientização da população para que o lixo não seja jogado nos rios. Outra medida é a ação dos governos com projetos de manutenção dos rios, através do processo de desassoreamento dos rios. Este, consiste em retirar do fundo dos rios, com o uso de máquinas, todo tipo de lixo e detritos depositados. Desta forma, consegue-se aumentar a vazão do rio.
Além da ação do homem, o assoreamento dos rios é provocado também de forma natural, pois com o passar do tempo, vai ocorrendo o acúmulo de terra ou areia no fundo dos rios.
Nesta semana, durante encontro com o diretor do jornal O Semanário, o prefeito de Rafard, Uil Maia, sinalizou preocupação e interesse em solucionar, ou pelo menos tentar amenizar a situação. Maia quer unir forças com prefeitos dos municípios cortados pelo Rio Capivari, para buscar apoio junto ao Governo Estadual e realizar a limpeza das margens e desassoreamento do rio.
O que se espera é que ações concretas e urgentes sejam tomadas, e que os prefeitos dos outros municípios façam ‘coro’ para tentar amenizar os estragos, que vem degradando esse bem tão valioso.
Continuamos na esperança e na cobrança!

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?