Marcel Capretz

Estrangeiros: uma cara agradável

Marcel Capretz

Os títulos coroam tudo. O resultado, no final das contas, é o que vale no futebol. Não considero isso errado, não.

Futebol é jogo, jogo é competição e na competição o que vale é ganhar. Ninguém entra para perder. Porém no Brasil vivemos por muito tempo do “ganhar a qualquer custo”.

Treinadores pressionados por todos os lados e tentando salvaguardar os próprios empregos optavam (e ainda optam) pela ideia simplista de “fechar a casinha” e atacar apenas quando der. Respeito esse conceito de jogo, até porque não existe nem o certo e nem o errado no futebol, mas ele não é vistoso. Esteticamente não é agradável.

Jorge Jesus e Jorge Sampaoli são os destaques do futebol brasileiro de 2019 por priorizarem o ataque. Por entenderem que jogando pra frente estão mais perto da vitória.

Por terem uma filosofia de jogo que é agradável para quem está assistindo e até para quem está jogando, porque tenho certeza que os atletas preferem ser estimulados a buscar o gol a todo o momento e não ficarem só se defendendo.

O futebol brasileiro vive de tendência, de moda. O que funciona para um vira regra para todos. Em 2017, vimos o Corinthians ser campeão brasileiro com o técnico Fábio Carille. Assim, muitos clubes passaram a investir em auxiliares e/ou técnicos jovens.

Já no ano passado, o campeão brasileiro foi o Palmeiras, com Luiz Felipe Scolari. Voltou então a onda de buscar técnicos experientes, já consagrados. Para 2020, alguém dúvida que a moda será técnico estrangeiro?! Eu não…

Meu sonho é que o olhar se volte para o conteúdo e não para o rótulo. A questão não é ser estrangeiro e sim ter ideias ofensivas de jogo e, mais do que isso, saber operacionaliza-las através de uma boa metodologia de treinamentos.

O olhar não se deve voltar para onde o treinador nasceu e sim para os conteúdos que ele agrega. Espero que os dirigentes que contratam, que decidem, que tem a caneta nas mãos saibam fazer a avaliação correta do que funcionou de verdade em 2019…

ARTIGO escrito por Marcel Capretz
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?