Geral

Evento sobre Consciência Negra é sucesso na Câmara

Vereador Dr. Guacyro, idealizador do evento
Vereador Dr. Guacyro, idealizador do evento

O sucesso marcou evento realizado pela Câmara Municipal de Capivari em celebração à Semana de Consciência Negra, na sexta-feira, 23, no Palácio 10 de Julho. O evento, idealizado pelo vereador Guacyro Justino Alfredo (DEM), contou inicialmente com a exposição “Consciência Negra”. Ela conta com quadros emprestados do Museu Municipal, de fotos e peças cedidas por personalidades da comunidade negra, como Mestre Odésio, o esportista Saracura, a ex-vereadora Marlene de Campos e a integrante do Batuque de Umbigada, Marta Joana, além da família do saudoso Orsine de Toledo, da família do senhor Amâncio Trindade e do arquivo da Prefeitura de Capivari.

A programação contou com palestra do professor Acácio Godoy, funcionário público, presidente da Comissão de Ética do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Piracicaba, secretário do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba, e membro da Pastoral Afro da Igreja Católica.

Guacyro entregou homenagens a personalidades da comunidade negra de Capivari, como Ubirajara Alves Ferreira, o “Bira”, Marlene Augusta de Campos, Marta Joana, Firmino “Chinha” de Arruda, Clóvis Santo Ferraz, Odésio Ferraz, Clarice Dias Mota Souza e Adevair Almeida Costa.

A Semana de Consciência Negra ainda contou com roda de capoeira da Academia do Mestre Odésio e apresentação de Batuque de Umbigada.

O vereador falou em seu discurso final, após agradecer a todos pelo sucesso do evento: “Espero em Deus tê-los aqui no próximo ano, celebrando novamente a Semana da Consciência Negra, lembrando-nos de nossa luta e do quanto ela significa e creio, no próximo ano, contaremos sobre como nossa sociedade evoluiu em igualde e justiça, até que chegaremos a comemorar uma sociedade onde todos serão reconhecidos por seu caráter e talento, e jamais desmerecidos pela cor de sua pele”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?