Geral

Evolução

denizart fonseca colunista
Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário (Foto: Arquivo)

A vida impulsiona tudo para frente e para cima: a evolução é Lei em nosso plano, pois a subida é constante e irresistível. A ciência reconhece que em tudo há princípio, meio e fim em todas as coisas vivas, embora ainda não haja descoberto que impera também naquilo que a nós parece, sem vida, inânime, estático, morto.

Após a descoberta dos átomos e de seus vórtices com velocidade insondável a nossos mais sensíveis aparelhos de suas partículas permanentemente a girar em torno do núcleo e das modificações intra-atômicas que se operam no decorrer dos milênios, transformando-se os corpos simples em outros. Verificamos que também nesses elementos está latente a vida que impele o movimento que tem importância por si própria, e, portanto, a evolução que faz tudo subir para planos cada vez mais perfeitos.

Cai por terra a teoria: de a matéria “inerte” ser a que não se move senão impulsionada por força exterior (pedra e minerais) e apenas “vive” a movimentada por si mesma, desaparece a teoria de que os elementos inertes crescem de fora para dentro, por agregação molecular, ao passo que os elementos vivos crescem de dentro para fora (plantas e animais). E novas teorias são evocadas para que se saiba que tudo vive em a natureza, pois o que caracteriza a vida é o movimento e tudo se move, é vibração constante.

A aparente inércia dos corpos sólidos (minerais) é uma capa ilusória que encobre um turbilhão inimaginável e incomensurável de sistemas planetários, a razão de milhões por centímetro quadrado e bilhões por centímetro cúbico.

E cresce nosso espanto e nossa humildade, quando verificamos que os sistemas estelares e até mesmo o nosso mais próximo sistema solar existem em escala ultramicroscópica em cada infinitésimo átomo, que forma os objetos mais simples e corriqueiros.

Nem se supunha que, em sendo calculado em micra e em milionésimos de micra, os átomos são pequenos grãos inofensivos e inertes, de poeira: a força que dentro de cada um deles reside é de tal violência, que tem o poder de destruir cidades. Daí aprendermos uma lição de suma importância, para nós espiritualistas e que poderá servir de tema de meditação para os materialistas: as aparências são ilusões, a “matéria” é ilusória, pois constitui uma forma externa destinada a encobrir gigantesca força interna dotada de vida e de inteligência.

Essa vida e essa inteligência que dominam e dirigem todos os movimentos dos elementos atômicos, crescerá sempre, cada vez mais se aperfeiçoando até tornar-se ação de atração ou repulsão nas plantas, psiquismo nos animais e espiritualismo nos homens. (segue)

Cidadania

Como os prezados leitores observam, o nosso propósito continua sendo colhidos em buscas e pesquisas levar-lhes certos conhecimentos não muito comuns em livros científicos. Temos procurado simplificar as palavras para melhor entendimento do assunto.

Quanto aos futuros acontecimentos, embora ainda distante, já se fala nos candidatáveis á nossa Prefeitura e Câmara Municipal, sendo o nosso desejo de que, a mesma precaução usada com o voto para Presidência da República, senadores e deputados estaduais e federais, deve-se tomar para prefeito e vereadores.

Necessário se faz, seja prioritário na mente dos candidatos, o senso de amor à Pátria, com perfeito entendimento entre o Executivo, Legislativo e Judiciário, em benefício da comunidade. Assim seja. É isso.

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?