Mombuca

Ex-prefeita Ruth é reeleita em Mombuca

07/09/2017

Ex-prefeita Ruth é reeleita em Mombuca

Maria Ruth Bellanga de Oliveira comemora reeleição, após vitória no último domingo, 3, em Mombuca (Foto: Arquivo pessoal)
Maria Ruth Bellanga de Oliveira comemora reeleição, após vitória no último domingo, 3, em Mombuca (Foto: Arquivo pessoal)

MOMBUCA | Os eleitores de Mombuca elegeram com 52,04% dos votos válidos, Maria Ruth Bellanga de Oliveira (PR), a nova prefeita do município, no último domingo, 3. Foram realizadas Eleições Suplementares porque o candidato eleito em 2016, Marcos Poletti, teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral e não conseguiu reverter a decisão nas instâncias superiores.

A apuração dos votos se encerrou antes das 18h do domingo. Maria Ruth disputava a eleição com o candidato do PSDB, Rogerio Aparecido Alcalde, conhecido como Formiguinha, que teve 47,96% dos votos.

“Eu tinha obras começadas, casas populares, tem convênio que o governo do estado não passou ainda, então ficou uma série de coisas que ficou no meu governo pra terminar. Eu tinha muita vontade de entregar o parque ecológico, a reforma da piscina, melhorar a educação, eu quero reformar o prédio da educação, então eu peço a Deus pra que dê certo”, reafirmou a nova prefeita logo após a vitória.

Maria Ruth já cumpriu mandatos como prefeita na cidade, vereadora e vice de Poletti. Ela assume a prefeitura com o vice Valdemir Mora Pedroso.

Mombuca conta com 3.318 eleitores e pertence à 38ª zona eleitoral de Capivari. De acordo com o Cartório de Capivari, com 100% das urnas apuradas foi constatado que 2.749 eleitores votaram, com 2.623 votos válidos, equivalente a 95,42%. Votos brancos corresponderam a 1,38% e votos nulos foram 3,20% do total.

Foram utilizadas 11 urnas eletrônicas distribuídas em dois locais de votação, a Escola Estadual Bispo Dom Mateus e a Escola Professor Argentina Frances, ambas na área urbana. Não foram registrados problemas com os equipamentos durante a votação.

Eleições Suplementares

De acordo com o artigo 244 do Código Eleitoral, são necessárias novas eleições sempre que houver “decisão da Justiça Eleitoral que importe o indeferimento do registro, a cassação do diploma ou a perda do mandato de candidato eleito em pleito majoritário”.

Com a decisão da Justiça Eleitoral, os partidos e coligações tiveram até o dia 4 de agosto para registrar suas candidaturas para Mombuca. A campanha eleitoral na cidade foi autorizada a partir do dia seguinte ao registro, e foi encerrada no sábado, 2.

De acordo com o cartório de Capivari, a expectativa da Justiça Eleitoral é homologar a eleição até 15 de setembro, mas o prazo limite para que isso aconteça segue até 6 de outubro. Após a homologação, cabe à Câmara Municipal realizar a posse do novo prefeito.

O caso

O vencedor do pleito do ano passado, o ex-prefeito Marcos Poletti, teve a candidatura impugnada após os vereadores rejeitarem as contas do seu último ano de gestão, em 2012. Poletti foi prefeito de 2009 a 2012.

Em outro caso, Poletti chegou a ser preso e é réu em um processo que investiga desvios de combustíveis. Ele conseguiu habeas corpus e aguarda em liberdade o julgamento da ação.

Com a impugnação, o presidente da Câmara, Mauro da Costa (PSB), assumiu interinamente o Executivo e conduz Mombuca até a diplomação do candidato vencedor na eleição suplementar. Costa é alvo de ação na Justiça Eleitoral, que decidiu pela perda de mandato dele como vereador por fraude nas eleições. O político recorreu e aguarda a decisão em segunda instância no cargo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?