NotíciasRafard

Ex-prefeito rebate denúncia do lixo hospitalar

19/05/2017

Ex-prefeito rebate denúncia do lixo hospitalar

César Moreira foi prefeito de Rafard no período de 2013 à 2016 (Foto: Arquivo/O Semanário)
César Moreira foi prefeito de Rafard no período de 2013 à 2016 (Foto: Arquivo/O Semanário)

RAFARD | Em resposta à denúncia da licitação que rege o recolhimento do lixo hospitalar em Rafard, feita em tribunal livre pelo vereador Felipe Diez Marchioretto, e divulgada na edição 1303 do jornal O Semanário, o ex-prefeito de Rafard, César Moreira, se pronunciou sobre as acusações.

“A firma que recolhe o lixo hospitalar sempre foi a mesma, já trabalhava para o município desde outras administrações. Das licitações que foram feitas no meu período de administração, 99% tiveram queda de valores, a única que tivemos problema foi a de lixo hospitalar. Esse problema já ocorria desde as administrações antecessoras, devido ao baixo valor pago para a empresa”, explicou Moreira.

Sobre o aumento repentino do valor do contrato e consequentemente para prestação dos serviços, o ex-prefeito disse que há mais de dois anos a empresa não recebia aumento. “Eles disseram que não buscariam mais o lixo caso não houvesse aumento no valor pago pela Prefeitura de Rafard”, conta César Moreira, que optou por realizar uma nova licitação, que abriria espaço para novas empresas e também para a atual, para propor seus novos valores.

Mesmo com a nova licitação e o aumento dos valores, a mesma empresa prestadora do serviço venceu os demais concorrentes no processo. “Eu não tive escolha, essa foi a melhor maneira de resolver a situação. Eu não podia deixar a cidade sem o recolhimento do lixo hospitalar, são materiais que não podem ser descartados em qualquer lugar e de qualquer forma, pela contaminação do solo e por doenças. Essa foi a única maneira que encontrei para que continuasse o serviço no município. Eles ganharam a licitação e eu não podia mudar isso”, relatou Moreira.

O ex-prefeito ainda comentou que poucas empresas se candidatam para esse tipo de licitação de recolhimento de lixo. “São apenas quatro empresas no Brasil que fazem esse tipo de recolhimento de lixo hospitalar, e somente três delas quiseram concorrer em Rafard, devido a distância e por ser inviável”, acredita.

No fim da sessão de Câmara da última terça-feira, 16, César Moreira usou a tribuna para se defender.

Entenda o caso

A denúncia de superfaturamento na coleta de lixo hospitalar foi feita pelo vereador Felipe Diez Marchioretto, que expos a mudança drástica de valores, que quase triplicaram para a prestação do mesmo serviço e pela mesma empresa.

A Prefeitura de Rafard já criou uma comissão especial de inquérito para investigar o caso e tem 90 dias apresentar novidades.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?