Capivari

Exclusivo – Campaci avalia seu próprio governo e apresenta um resumo das conquistas

A 15 dias do término de seu mandato, o atual Prefeito de Capivari, Luis Donisete Campaci (PMDB), aceitou o convite da reportagem do jornal O Semanário Regional e concedeu uma entrevista exclusiva, com uma avaliação da sua administração.
Campaci enfatizou os pontos positivos e negativos da gestão 2009-2012 e pontuou as dificuldades e conquistas do seu governo.
As respostas foram encaminhadas pela assessoria de comunicação da Prefeitura, as quais o jornal reproduz de forma imparcial e na íntegra, com a visão do próprio Prefeito sobre sua administração. Confira:

Jornal O Semanário – Como avalia o seu mandato?
Luis Donisete Campaci – Fizemos tudo o que foi possível, mas temos a consciência de que Capivari precisa ainda melhorar em diversas áreas. Avançamos bastante e conseguimos resultados jamais vistos em nossa cidade. Acredito que fizemos um bom governo cumprindo as nossas promessas de campanha que foram: resultados, honestidade e transparência. Grande parte dos resultados já pode ser vista e outros serão percebidos ao longo dos próximos anos. Sabemos que não fizemos tudo o que Capivari necessitava, no entanto é preciso reconhecer que fizemos a nossa parte, fizemos o que estava ao nosso alcance para que nossa cidade pudesse se desenvolver e acredito que ela se desenvolveu nestes 4 anos.

Semanário – Quais foram os pontos positivos e os negativos da sua administração? Por que enfatizou esses pontos?
Campaci – Tivemos muitos pontos positivos. Destacamos a retirada de mais de 300 famílias de áreas verdes e construção de mais de 300 casas e os índices conquistados por Capivari nestes 4 anos nas mais diversas áreas, tais como: o maior crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da região, a melhor saúde bucal do Estado, uma das cidades mais digitais do Brasil, a conquista de 9 grandes empresas e o crescimento da cidade de Capivari que foi bem superior a média alcançada pelo Estado. Enquanto Capivari cresceu cerca de 50% o Estado cresceu pouco mais que 20%.
É importante ainda ressaltarmos que reerguemos o SAAE (Serviço Autonomo de Água e Esgoto), tiramos Capivari de mais de 20 anos de atraso em processos administrativos na gestão pública, valorizamos os servidores públicos, recapeamos/asfaltamos mais de 200 ruas, construímos pontes e investimos em obras anti enchente. Na área de tecnologia formamos mais de 1500 pessoas em cursos de informática, criamos 12 unidades do Capivari Digital nos bairros, oferecemos internet gratuita e conseguimos dar transparência a gestão pública por meio do Portal do Cidadão, dentre outras coisas. Enfatizamos esses pontos positivos, porque com essas realizações temos a certeza de que Capivari avançou.
Os pontos negativos foram as inúmeras regularizações que tiveram que ser realizadas e levaram tempo, exigiram recursos e empenho de nossa equipe como o déficit do IPREM que era de mais de 43 milhões quando assumimos; os precatórios de mais de 4 milhões que tivemos que pagar; o drama de ter vivenciado uma das maiores enchentes dos últimos tempos na cidade; a queda na arrecadação ocorrida pela crise mundial, os processos administrativos ainda manuais quando assumimos, as difíceis exigências para que mantivéssemos o nosso Capivariano na elite do futebol Paulista, a falência do SAAE, dentre outras. Certamente essas citações foram alguns dos pontos que exigiram maior esforço de nosso Governo, fazendo com que o tempo se tornasse curto para que avançássemos ainda mais nestas e em outras áreas.

Semanário – Existiram empecilhos na equipe em que montou para a administração? O grupo foi unido pelos propósitos do Prefeito ou pelos propósitos da Prefeitura?
Campaci – As dificuldades em relação à equipe aconteceram logo no início porque a maioria das pessoas que compuseram o primeiro escalão de nosso governo são técnicas, inclusive eu, por isso tivemos que aprender sobre Administração Pública e tivemos que aprender a lidar com a vontade de fazer e com a burocracia que, por muitas vezes nos impediu de sermos mais ágeis. Apesar de serem cargos políticos os cargos de Secretários e Diretores optamos por preenchê-los pela competência, pela experiência e pelo sucesso profissional de cada um dos escolhidos. Os resultados dessa nossa escolha foram bastante positivos.
Sobre a nossa união, acredito que este grupo abraçou a proposta que eu e Júnior tínhamos para a nossa cidade. Dessa forma os nossos ideais passaram a ser os ideais da nossa equipe, talvez principalmente pela causa, não por méritos nossos exclusivos.

Semanário – Poderia levantar pontos relevantes em que foram concedidas melhorias na área de Saúde, Turismo, Esporte, Cultura, Trânsito, Habitação, Meio Ambiente, Segurança, Educação e Desenvolvimento Econômico?
Campaci – Saúde: Acabamos com o problema da falta de médicos no Pronto Socorro, conseguimos que a Saúde Bucal se tornasse a melhor do Estado de São Paulo, conseguimos construir a UPA (Unidade de Pronto Atendimento em Saúde), construímos um Posto de Saúde no Jardim Santa Rita, reduzimos a fila de exames em diversas especialidades, aumentamos o repasse em mais de 1 milhão à Santa Casa, contratamos mais de 60 novos profissionais, adquirimos novos veículos, distribuímos mais de 7 milhões de unidades de medicamentos e atendemos bem milhares de pessoas que passaram diariamente em nossas unidades de saúde ao longo de nosso mandato.
Cultura e Turismo: Avançamos um pouco nas tratativas com o Governo em relação a Estação Sorocabana, desenvolvemos projetos, tais como corredor caipira, valorizamos o nosso Batuque, avançamos em relação a consciência negra, realizamos eventos culturais e artísticos, inclusive resgatando a memória de renomados artistas capivarianos, fizemos parceria com o Governo do Estado para realização do circuito cultural paulista, estamos realizando a regularização de nosso Museu, enfim, um processo contínuo de melhorias.
Esporte: Realizamos melhorias no Ginásio Ronaldão, melhorias em áreas de lazer, reformamos o ginásio do Castelani, construímos uma Quadra Poliesportiva no bairro Jardim Santa Rita de Cássia, obtivemos boas colocações nos jogos regionais, investimos mais de 1 milhão no Estádio Carlos Colnaghi, inauguramos a academia ao ar livre, fizemos parceria com a Educação onde realizamos olimpíadas e incentivo a prática esportiva e oferecemos ainda diversas atividades esportivas em nosso município.
Trânsito: Criamos a Secretaria de Transportes Públicos e Trânsito, implantamos a zona azul, sinalizamos boa parte de nossa cidade, instituímos o Sistema Binário Central (com inversões de mão de direção no centro da cidade conforme estudo técnico), melhoramos diversos pontos de ônibus e realizamos um complexo projeto de melhoria do transporte público, com a licitação do transporte coletivo, que beneficiará muitos munícipes a partir de 2013, além de instalarmos controles eletrônicos de velocidade em pontos estratégicos de nosso município.
Habitação: Demolimos casas irregulares em áreas verdes e construímos 323 casas, fazendo a transferência dessas pessoas para um local seguro. Adquirimos um novo terreno para a construção de mais casas e estamos com 4000 unidades entre lotes e casas em andamento. Mais de 200 casas populares já estão com o protocolo de intenção inclusive assinado na CDHU.
Meio Ambiente: Nesta área criamos a Diretoria de Meio Ambiente trabalhamos na área da legislação, instalamos os Eco Pontos, incentivando a coleta seletiva, fizemos um Plano de resíduos sólidos, desassoreamento de córregos, plantio de árvores e projetos de educação ambiental.
Segurança: Criamos o Conselho Integrado de Segurança Pública, adquirimos novas viaturas para a Guarda, instalamos mais de 100 câmeras em pontos estratégicos da cidade, criamos a Central de Monitoramento 24 horas e conseguimos com isso a diminuição do índice de criminalidade.
Educação: Construímos/ reformamos creches e escolas, inclusive uma escola modelo no bairro Castelani, investimos nos profissionais da educação com benefícios específicos como Plano de Carreira, 1/3 da Jornada para estudos, pagamos mais de 80% da faculdade de professores, contratamos mais de 150 novos profissionais, investimos em tecnologia com a implantação de 20 laboratórios com 20 computadores cada, notebooks para professores, lousas digitais interativas para projetos piloto e conseguimos o maior crescimento do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da região. A partir do próximo ano, como parte dos projetos já encaminhados, serão implantados o Projeto Creche Escola, já firmado junto ao governo estadual, com a geração de 110 novas vagas, “Projeto Creche Pró-infância, já firmado com o governo federal para construção de uma creche, com a criação de mais 110 novas vagas, além da ampliação de vagas em outras creches do município.
Desenvolvimento Econômico: Entre os anos de 2009 e 2012 foram empregadas mais de 3 mil pessoas por meio do PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador. Durante os últimos 4 anos implantamos um forte trabalho na qualificação profissional tendo sido qualificadas no período de 2009 a 2012 aproximadamente 7 mil pessoas e buscamos também a implantação de novas empresas, tendo 10 novas empresas se instalado ou em fase de instalação em Capivari, gerando aproximadamente 500 empregos.
Graças ao empenho de nossa equipe a média de crescimento do município de Capivari foi maior do que a do Estado de São Paulo, crescendo 47,3%, quando o Estado de São Paulo cresceu apenas 23,4%, no mesmo período. Para 2012 estamos projetando um crescimento superior a 20%, assim elevando o Índice de Participação do Município de 0,09270 em 2009 para 0,10311. Isso deverá proporcionar um significativo aumento no repasse das receitas do Estado para a cidade de Capivari. Além disso, fechamos uma parceria com a concessionária de Gás Natural – COMGAS, que iniciou no ano de 2012 a construção da Rede de Distribuição de Gás Natural para atendimento às empresas do Município.
Nos últimos quatro anos, diversas outras ações foram desenvolvidas, como a implantação de Rede Coletora de Esgotos no Distrito Industrial localizado na Rodovia do Açúcar e com investimento de aproximadamente 700 mil reais em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, a regularização da documentação do distrito industrial Novo Tempo – localizado na Rodovia SP 101 e a implantação da infra estrutura de água, esgoto, energia elétrica e asfalto com investimentos de mais de 3 milhões.

Semanário – A transferência de mandato já está sendo realizada? Existe um compartilhamento de informações da atual administração para que a nova possa estar inteirada com todos os assuntos e não se perca ou tenha dificuldades, para que num futuro não haja problemas ao município?
Campaci – Cada Secretário está preparando as informações da melhor forma possível para que possamos ter uma transição tranquila com o objetivo de facilitar ao máximo o Governo do próximo prefeito e de sua equipe. Como não temos notícia de equipe 100% formada para o próximo governo e ainda não temos decisão oficial de quem assumirá em janeiro a Prefeitura, não iniciamos a transição. Tão logo tenhamos essas informações iniciaremos esse processo.

Semanário – Pretende continuar na vida pública? Pensa em voltar a ser candidato nas próximas eleições?
Campaci – Não penso nisso no momento. Penso agora somente em finalizar nosso mandato da mesma forma como governamos: com alegria e com o idealismo e entusiasmo de continuar fazendo o bem às pessoas que encontramos, independente de estarmos desempenhando funções de ordem pública ou privada.

Semanário – Como forma de interação com os munícipes, deixe uma mensagem de término de mandato e fim de ano.
Campaci – Agradeço à população de Capivari pela oportunidade de ter confiado a mim e ao Júnior essa importante tarefa de governarmos nosso município nestes 4 anos. Foram momentos importantes que com certeza levarei comigo. Levarei um pouco de tudo que vivenciei enquanto prefeito e deixarei um pouco de mim em cada ação que permanecerá ao longo dos anos. Isso tem um valor imensurável. Gostaria de finalizar essa entrevista motivando cada vez mais os jovens e pessoas de bem a participarem da política por meio de uma frase que me fez entender o porquê aceitei o desafio de ser prefeito: onde faltam cidadãos honestos, outros vêm ocupar-lhes o lugar para fazer da atividade política a arena de suas ambições, uma corrida aos ganhos próprios e de sua classe ou casta (Papa Pio XII).
Obrigado a cada membro de nossa equipe que trabalhou junto conosco para que Capivari pudesse avançar com honestidade, resultados e transparência. Somos conscientes de que não fizemos tudo o que Capivari necessitava, mas realizamos tudo o que foi possível. Hoje temos a certeza do dever cumprido. Feliz Natal e um ótimo ano a todos.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?