NotíciasRegião

Exemplo de Cidadania e Sustentabilidade

O curso de PLP (Promotoras Legais Populares) ensina mulheres da sociedade em geral, que tenham foco em cidadania, de ajuda ao próximo, a se aperfeiçoarem nessa contribuição para com a sociedade.
A duração do curso é de 1 ano, todas as sextas-feiras, profissionais como Promotores Públicos, delegados e delegadas, advogados de diversas áreas, juízes, ambientalistas e gestores de ONGs dão aulas, para que essas mulheres tenham um conhecimento maior para ajudar na comunidade.
O trabalho é voltado a todo tipo de violência dando ênfase na violência contra a mulher.
O projeto das bonecas surgiu da necessidade de querer demonstrar de alguma maneira o que aprendemos durante o curso. Pois além de conhecimento jurídico, somos a partir de agora disseminadoras de ideias para tirar essas mulheres da situação de violência, que às vezes não é concluída pela dependência financeira das mesmas. Queremos mostrar que é possível mudar a história delas.
O Projeto foi feito por essas mulheres do curso para mostrar que é viável e totalmente sustentável fazer bonecas para vender, gerar seus recursos com resíduos, que no caso, foram restos de panos, miçangas, fitilhos e outros materiais que não se usa mais, pedacinhos que iriam jogar fora.
Estão sendo confeccionadas 120 bonecas e palhaços para atender meninas e meninos, que serão entregues em uma comunidade carente da Zona Norte de Sorocaba.

Nádia Xocaira
Graduada em Educação Física e pós graduanda em Gestão ambiental. Atua como empreendedora Socioambiental desde 2000, desenvolvendo projetos em Prefeituras, Universidades e Instituições.
Nos últimos anos vem desenvolvendo projetos socioambientais em Sorocaba e Porto Feliz, através da Secretaria da Cidadania da Prefeitura de Sorocaba e Secretaria da Educação da Prefeitura de Sorocaba.
Atua também como voluntária em ONGs parceiras, focando a família, em Universidades como palestrante, em também dá oficinas e workshops, focando as discussões sobre os problemas ambientais urbanos.
O Instituto Reciclabijou, no qual Nádia Xocaira é sócia, atua em escolas, empresas, ONGs, com Educação Ambiental, conscientizando a importância de minimizar o lixo, focando a preservação do meio ambiente.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?