Leondenis Vendramim

Fabulosas coisas da criação

Disse Deus a Abraão: Olha para os céus e conta as estrelas, se é que as pode contar. (Gen. 15:5). As estrelas são incontáveis, cada uma com seu colorido, brilho, som e grandeza específicos. Diziam os antigos: “O céu é um tapete cheio de diamantes no reinado do Sol e da Lua”. É tão lindo que o poeta Davi compôs: Quando vejo os céus obra dos Teus dedos, a Lua e as estrelas que preparaste, que é o homem mortal para que dele Te lembres e o filho do homem para que o visites (Sal. 8:3-4)? Devido à proximidade, imaginava-se o Sol a maior entre as estrelas com alguns milhares de astros. Atualmente os astrônomos creem haver trilhões desses diamantes em cada uma das bilhões de constelações.

A Terra, um planeta sem luz própria tem 12 756 km de diâmetro, parece uma bolinha de pouco mais de um milímetro perto do gigante Sol com seus quase 1,400 milhão de quilômetros de diâmetro. Porém o Sol é um pontinho minúsculo perto da estrela VY Canis Majoris com seus magnificentes 3,400 bilhões km de diâmetro, tida como a maior do firmamento. Alguém pode imaginar uma bola com esse tamanho?

Abismados ficaram os que assim pensavam ao descobrirem o astro UY Scut, na constelação Scutum, cujo diâmetro atinge os espantosos 6,960 trilhões de km.

Pensam que ela é a maior estrela? Pois não é. Os cientistas, com a nova tecnologia, descobriram um corpo celeste muito maior e mais brilhante, a Stephenson 2-18 com um diâmetro mega gigante de quase 3 quatrilhões de km. E os experts dizem que há muito mais por descobrirem. Nada é tão grande quanto a maior estrela! Puro engano! Ainda que encontrem outras muito maiores, o espaço que contém essas inumeráveis e “megasupergigantes” estrelas será maior.

Deus colocou o Sol, a enorme bola de fogo, distante 149,6 milhões de km da Terra. Fosse mais perto morreríamos torrados, se mais longe, enregelados. Como a Canis Majoris é maior e mais quente, Deus a colocou a 1,3464 bilhão de km; a Scut, a 48,346 trilhões de km e a Stephenson, a 17,9 sextilhões de km. Porém maior do que o espaço e do que qualquer criatura é o Criador dessas grandiosidades.

O DNA humano tem 0,001 mm de comprimento, no entanto contém um cordão com 74,4 trilhões de km (66 vezes a distância até o Sol). São os cromossomos (46 no ser humano, nos animais o número varia de acordo com a espécie) cheios de 5 bilhões de nucleotídeos e estes possuindo 20 bilhões de bits ou informações para a formação do embrião. São essas informações que formam o soma, (isto é o corpo – altura, cor, cabelo, olhos, órgãos…).

Segundo o médico Dr. Enéas Carneiro, esses 20 bilhões de bits dariam para formar 550 milhões de palavras com as quais se fariam 4 mil livros de 500 páginas. Não é de admirar que cada ser humano é singular, único, mesmo os gêmeos monozigóticos têm alguma particularidade específica, além dos traços digitais. As possibilidades de haver diversidades são infinitas. Esta singularidade e infinidade são encontradas em todos os animais e vegetais.
Isto tudo revela que as criaturas não podem ser obras do acaso, mas de um Deus único todo poderoso, e Onisciente. Por esse motivo o Salmista Davi se empolgou e cantou:

“Tu conheces o meu assentar e o meu levantar, de longe entendes o meu pensamento.” Sal. 139:2) “Eu Te louvo porque de um modo terrível e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as Tuas obras.” (Sal. 139:14) O apóstolo Paulo, o mais intelectual do Novo Testamento afirma, pelo Espírito Santo, que todas as coisas que há nos céus e na Terra, visíveis e invisíveis, foram criadas por Jesus Cristo e para Ele e todas as coisas subsistem por meio d’Ele.

As aves canoras que nos encantam, os matizes das flores, os coloridos e saborosos frutos, o aroma e utilidade da vegetação, o frescor dos riachos a rumorejar nos levam a reverenciar o Deus Criador dos céus e da Terra e de tudo o que neles há. A vaca preta come capim verde, milho amarelo, ração cinza e produz leite branco. Na terra preta com esterco fétido, as sementes brancas produzem rabanete, beterraba, nabo, pimentão, berinjela, alface, rúcula, amor-perfeito, rosas, com formas, cores, perfumes, sabores e vitaminas para a vida humana e dos animais.

O eucalipto, a caneleira e outras árvores são aromatizantes e remédios. O Senhor sustém todas as criaturas, e a nós, pecadores e até os descrentes. Que Deus maravilhoso! Deus seja exaltado!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?