Região

Faculdades do CEUNSP se unem para discutir cibercrime por diferentes óticas

Analisar questões que envolvem as fraudes e violações de segurança em computadores pelas óticas da Comunicação, do Direito, da Informática e da Filosofia. Essa é a proposta da Mesa de Discussão sobre Cibercrime, que acontece na próxima segunda-feira, dia 18, a partir das 19h, no Teatro Escola “Professor Rubens Anganuzzi Filho”, no campus V do CEUNSP, em Salto.
Alunos e professores das faculdades de Direito (FD), de Informática (FI) e de Comunicação, Artes e Design (FCAD) participam do encontro que, segundo os organizadores, será um momento de construção do conhecimento, pois, a partir dele, será produzido um artigo científico.
Participam da Mesa a coordenadora da FI em Itu, Adriana Morais, a coordenadora do curso de Jornalismo, Roberta Steganha, o coordenador do curso de Direito, Laércio da Costa Veloso, entre outros professores das faculdades envolvidas.
Como convidados, estarão presentes as advogadas Cristiane Nogueira e Jaqueline de Paula, o professor e engenheiro José Roberto Rebello, responsável técnico pela operação do Ittran (Instituto Tecnológico de Transporte) junto ao Inmetro/Denatran, e o mestre em Comunicação e Cultura, Christian Felipe Marques da Silva.
Entre os temas a serem debatidos estão questões que envolvem o cyberbullying, pedofilia e sexting, estelionato e chantagem, uso e compartilhamento de músicas, textos, vídeos, fotos e programas, vítimas do Facebook e de dispositivos móveis, spam, compras online, software livre, pirataria e vírus, entre outros.
“Tratam-se de problemáticas recentes, mas que já fazem parte do nosso cotidiano e que demandam um olhar crítico e aprofundado por diferentes ângulos. Por isso buscamos a visão técnica da área de Informática, as questões legais abordadas pelo Direito, a Comunicação por ser uma das grandes utilizadoras da Internet e das facilidades do mundo virtual, e também uma reflexão humanística, através da Filosofia”, explica a professora Adriana Morais.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?