Capivari se despede de uma de suas figuras públicas mais marcantes. Faleceu na segunda-feira, 28 de abril de 2025, o dentista e ex-prefeito Dr. Júlio Forti Neto, aos 92 anos, deixando filhos, amigos e um legado de dedicação à cidade.
O cerimonial de despedida está sendo realizado na manhã desta terça-feira, 29, no Velório Memorial Unidas de Capivari. O sepultamento está marcado para as 12h, com o féretro saindo do velório em direção ao Cemitério Municipal de Capivari.
Dr. Júlio Forti Neto residia na rua Regente Feijó, no Centro da cidade. Era viúvo da professora Maria Aparecida Quagliato Forti e deixa dois filhos, Mauro César e Maristela Quagliato, além de demais parentes e amigos.
Natural de Capivari, nascido em 29 de abril de 1932, era filho de Arcângelo Forti e Júlia Brugnerotto Forti. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Augusto Castanho e cursou o ensino médio no Ginásio Padre Fabiano José Moreira de Camargo, na primeira turma do curso Científico. Posteriormente, completou o 3º colegial no Ateneu Paulista de Campinas e formou-se em odontologia pela Faculdade do Triângulo Mineiro de Uberaba, atual Universidade de Uberaba.

Dr. Júlio exerceu a profissão de dentista em sua clínica na Rua Regente Feijó por 25 anos, até ingressar na vida pública. Foi vereador durante as gestões de Geraldo Toledo Amaral e Romeu Annicchino.
Em 1968, foi eleito vice-prefeito, compondo chapa com seu sogro, Luiz Quagliato Filho. Após o falecimento do prefeito em 1971, Dr. Júlio assumiu a liderança do Executivo Municipal, destacando-se pela implantação da Indústria Brasilit (atualmente Saint Gobain) em Capivari.
Concluído o mandato em 1973, retornou ao consultório odontológico, mas, a pedido da população, candidatou-se a prefeito e venceu a eleição, exercendo o cargo entre 1977 e 1983, após prorrogação do mandato federal.
Após deixar a Prefeitura, integrou a diretoria da Indústria Açucareira São Francisco até 1990. Posteriormente, atuou como Juiz Classista na Justiça do Trabalho, representando o Sindicato Rural Patronal por seis anos.
Sua trajetória pública inclui ainda a presidência do Clube da Saudade, onde incentivou os tradicionais bailes de casais da terceira idade. Apaixonado por esportes, Dr. Júlio também se destacou na juventude como praticante de basquete, voleibol e futebol de campo.
Capivari perde uma de suas lideranças mais atuantes e respeitadas. O legado de Dr. Júlio Forti Neto permanece vivo na história da cidade, marcado por sua contribuição à saúde, ao desenvolvimento econômico e ao fortalecimento da vida comunitária.
Luto de 3 dias
O prefeito de Capivari, Vitor Riccomini, decretou luto de três dias no município em homenagem ao ex-chefe do executivo.
“Julio Forti foi um exemplo como homem público e cidadão. Sua vida, felizmente longa e produtiva, foi marcada por um constante esforço para com sua cidade e sua gente, com passagens pelo poder legislativo, executivo e judiciário. Hoje perdemos um dos grandes da história de Capivari”, destacou.