NotíciasRafard

Falta de campanhas de castração, tráfego de caminhões, coletes vencidos e piscina do Cepar são alvo de críticas

07/11/2014

Falta de campanhas de castração, tráfego de caminhões, coletes vencidos e piscina do Cepar são alvo de críticas

Na última sessão ordinária, vereador Marcelo Frederico pediu que o prefeito César Moreira ‘olhe com carinho’ as indicações feitas pela Câmara
‘O que a gente manda são os anseios da população’, disse o vereador Marcelo Frederico sobre as indicações feitas pela Câmara de Rafard (Foto: Laila Braghero/O Semanário)
‘O que a gente manda são os anseios da população’, disse o vereador Marcelo Frederico sobre as indicações feitas pela Câmara de Rafard (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

RAFARD – Entre os vários requerimentos e indicações feitos por Marcelo Frederico (PTB) durante a última sessão ordinária, realizada na terça-feira, 28, o vereador questionou a não realização de campanhas de castração de cães e gatos na cidade. “É uma questão de saúde pública e a população de animais abandonados no município está aumentando”, justificou no requerimento.

O documento solicita ainda informações sobre a existência ou não de profissional capacitado para executar uma ação desse porte, caso a campanha esteja prevista no plano de governo da atual administração. “Diferente do antigo que causou uma morte por dose errada de anestésico”. Procurada pelo jornal O Semanário, a Diretoria de Saúde informou que desconhece o caso.

De acordo com a prefeitura, o município possui profissional capacitado para liderar movimentos como esse, mas não dispõe de infraestrutura. Para solucionar o problema, a Diretoria de Saúde comunicou que está em busca de parceria com outra cidade. “As negociações estão adiantadas, porém ainda não há como afirmar se as mesmas serão realizadas ainda neste ano.”

Tráfego de caminhões e coletes vencidos

Na tribuna, Frederico falou sobre os caminhões pesados que trafegam pela Avenida São Bernardo, entre as ruas Eugênio Tezotto e Tietê. Segundo ele, um caminhão de cerâmica desce a avenida todos os dias, no mesmo horário. Para o vereador, é preciso oferecer alternativas de desvio a esse tipo de transporte, por meio de orientação e fiscalização.

“Já aconteceu acidente com uma fábrica de refrigerantes, que acabou o freio do caminhão, bateu em um poste, em uma árvore e foi parar numa casa lá embaixo. Então eu peço que o prefeito olhe com carinho as indicações dessa casa. O que a gente manda são os anseios da população. Peço que ele acate esse pedido meu pra que até evite de acontecer alguma coisa pior no trânsito da cidade de Rafard”, diz.

Em seguida, o vereador criticou a falta de manutenção dos equipamentos utilizados pela Guarda Municipal. De acordo com Frederico, os coletes balísticos da corporação estão vencidos, assim como os sprays de pimenta. Ele defendeu que é preciso comprar novos coletes com urgência, visando à segurança dos guardas. Ainda segundo o parlamentar, a aquisição pode ser feita a partir da demissão de alguns funcionários comissionados, os quais “se trombam no saguão da prefeitura”.

Centro Municipal de Natação Renan Riccomini foi alvo de vandalismo na última segunda-feira, de acordo com a prefeitura (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Centro Municipal de Natação Renan Riccomini foi alvo de vandalismo na última segunda-feira, de acordo com a prefeitura (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Piscina do Cepar

Por último, Marcelo Frederico propôs à prefeitura que coloque um vigia no Centro Municipal de Natação Renan Riccomini, que fica no Centro Esportivo Reinaldo Fontolan (Cepar), para acompanhar crianças e adolescentes que utilizam a piscina. De acordo com o vereador, as pessoas estão correndo risco de afogamento. “Esses dias tinha quase uns 30 lá. Essa piscina é funda e perigosa.”

Em nota, a Prefeitura de Rafard reforçou que a piscina não pode ser utilizada pela população devido a entraves judiciais. No entanto, informou que sempre existiu uma rotina de manutenção do local, a fim de evitar a proliferação do mosquito da dengue. Por outro lado, admitiu que tratou a água para uso em junho deste ano, a pedido do vereador Luiz Ferreira Brito (SDD).

Contudo, segundo a prefeitura, o local será interditado novamente, pois sofreu depredação na última segunda-feira, 3. Para a próxima semana, o Executivo informou ainda que irá reunir uma equipe para discutir novas medidas a serem tomadas quanto ao Centro Municipal de Natação, considerando a dificuldade legal de utilização e, sobretudo, no que diz respeito à segurança do local.

Nota da prefeitura

A prefeitura tem por meta reformar completamente o Cepar. Para isso, trabalha na regularização do terreno para que possa solicitar verbas dos governos estadual e federal. De acordo com o Departamento Jurídico, a expectativa é que a prefeitura obtenha uma resposta definitiva da Justiça no primeiro trimestre de 2015 sobre a posse do terreno.

Em paralelo a isso, no mês passado o prefeito César Moreira esteve pessoalmente no gabinete do governador Geraldo Alckmin, protocolando um ofício pedindo a liberação de recursos financeiros para contratação de empresa especializada em construção civil para Reconstrução e Ampliação de Quadra Poliesportiva com inclusão de vestiários, sanitários, bilheteria, SPDA e SPCI, mediante a celebração de convênio junto à Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, para o município de Rafard. Estudos também estão sendo realizados para a reforma do galpão.

Sobre a piscina, estudos foram realizados para adequação da mesma para utilização das escolas, uma vez que esta foi construída com recursos da Educação, mas entraves jurídicos foram encontrados no meio do processo. Como não havia possibilidade de utilização, a prefeitura por algum tempo apenas tratou a água para evitar a dengue, mas com o objetivo de não atrair as pessoas para a invasão do local não limpava completamente a água, apenas tratava.

Após pedidos de vereadores e munícipes, a prefeitura comprou produto para tratar a água e contou com o apoio do vereador Doca e comunidade para a limpeza. Posteriormente, contratou empresa especializada para a limpeza da mesma. Pessoas começaram a invadir o local e sem permissão começaram a nadar na piscina.

Na última segunda-feira, invasores adentraram novamente ao local, arrombaram portas, portões e danificaram materiais ali guardados. Diante dos fatos ocorridos, da dificuldade legal de utilização por parte da Educação, do investimento feito e do estrago ocorrido na última segunda, a prefeitura reunirá uma equipe na próxima semana para replanejar as ações em relação ao Centro Municipal de Natação Renan Riccomini, inclusive de segurança.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?