Capivari

Falta de medicamentos na “Farmácia de Alto Custo” gera reclamação de usuários

A Farmácia de Alto Custo de Piracicaba não tem fornecido remédios regularmente desde a última semana, conforme apurou na quarta-feira (27) a reportagem da EPTV. Além disso, desde segunda-feira (25) nenhum medicamento foi entregue na unidade para ser repassado à população.
O governo estadual, responsável pelo fornecimento aos municípios, diz que a prefeitura falhou ao fazer a programação da retirada dos itens. Mas a administração municipal, que cuida do repasse dos remédios à população, acusa o Departamento Regional de Saúde (DRS), que é do estado, de ter atrasado a entrega e prejudicado os pacientes.
Sem saber que conversava com a reportagem da EPTV, uma funcionária da Farmácia de Alto Custo disse que a unidade não recebeu “nenhum item nesta semana” e que “não há previsão” de quando os medicamentos devem ser entregues. “O município já mandou todos os ofícios e espera uma posição (da DRS)”, afirmou a servidora.
Segundo ela, ao menos seis municípios da região, entre eles Capivari e Rio Claro, enfrentam o mesmo problema. Na quarta-feira, pacientes que procuraram a Farmácia de Alto Custo de Piracicaba não conseguiram fazer a retirada.
Segundo nota do governo estadual, os remédios não estão em falta. “A unidade que abastece as Farmácias de Alto Custo dos municípios da região teve o sistema de retirada paralisado parcialmente enquanto eram feitos inventário e balanço dos medicamentos. Esse balanço é necessário para garantir que a programação de entrega para o ano que vem atenda as necessidades da população. A retirada estará normalizada nesta quinta-feira (28)”, diz a nota.
O governo do estado também afirmou: “A retirada dos medicamentos é de responsabilidade dos municípios, que devem abastecer as suas Farmácias de Alto Custo. Cada município segue uma escala de retirada de acordo com as suas necessidades e todos foram comunicados com antecedência sobre a paralisação”. O balanço que gerou a interrupção do sistema começou na quarta-feira (20).
Já a Secretaria da Saúde de Capivari enviou nota aos meios de comunicação informando que “o Departamento Regional de Saúde (DRS) atrasou o envio dos medicamentos para a Farmácia de Alto Custo por conta da realização de inventário. Em Capivari, a Secretaria da Saúde já encaminhou lista de urgência ao DRS. A informação, até o momento, é de que o DRS fará a dispensa manual dos medicamentos, impedindo que pacientes em casos emergenciais fiquem sem os remédios necessários. A expectativa é de que na próxima semana a situação esteja regularizada.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?