CapivariNotícias

Família Acolhedora completa dois anos em Capivari

Família Acolhedora completa dois anos em Capivari
Capacitação do serviço de acolhimento familiar realizado pelo Teto & Afeto (Foto: Divulgação)

Em maio deste ano, o projeto Teto & Afeto – Família Acolhedora de Capivari completou dois anos de funcionamento.

O objetivo do serviço é encontrar e capacitar famílias interessadas em receberem, em seus lares, crianças e adolescentes.

“São pessoas que precisam ser retiradas judicialmente de seus pais/responsáveis em função de negligências, maus tratos e/ou abandono”, explica a diretoria do projeto.

Segundo a instituição, por um período temporário e excepcional, a família acolhe em sua casa e fica responsável pelos cuidados dessa criança ou adolescente. Tudo isso, com o acompanhamento da equipe técnica do serviço, que é composta por coordenadora, assistente social e psicóloga.

“Esses profissionais ficam disponíveis 24 horas para auxiliar nas demandas que a família necessitar”, garante o Teto & Afeto.

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, o acolhimento familiar é preferencial ao acolhimento institucional, mais conhecido como ‘abrigo’. Isso porque o acolhimento em família proporciona uma atenção mais individualizada e integral às necessidades da criança ou do adolescente.

Confira os números conquistados nesses dois anos de serviços em Capivari:

– 5 Capacitações de Famílias Acolhedoras realizadas;

– 31 famílias de Capivari, Rafard e Mombuca se inscreveram para participar dos processos de capacitação;

– 15 famílias estão aptas a realizar o acolhimento familiar;

– 2 famílias estão finalizando o processo de formação;

– 6 famílias estão acolhendo no momento;

– 9 crianças e adolescentes estão acolhidos no momento;

– 8 crianças foram acolhidas e reintegradas à suas famílias de origem/extensa ou encaminhadas à adoção;

– 17 crianças e adolescentes auxiliados no total.

“Se você tem espaço em seu coração para amar e cuidar de uma criança ou de um adolescente, proporcionando toda a segurança, proteção e amparo de que necessita para enfrentar essa difícil fase da sua vida, procure o serviço e conheça um pouco mais sobre o funcionamento desse trabalho gratificante que é ser uma família acolhedora”, convida a diretoria do Teto & Afeto.

A sede do projeto fica na rua Padre Haroldo, 314, no Centro de Capivari. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelo telefone 2146-0134 ou pelo WhatsApp 99153-3767 (Letícia).

“Venha ser uma Família Acolhedora, faça a diferença na vida de uma criança e contribua para um mundo melhor!”, incentiva Letícia Camargo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?