Rubinho de Souza

Família Galzignatto

Quando Júlio Henrique Raffard fundou o Engenho Central de São João de Capivari, o povoado que se formou ao redor da Usina, ficou primeiramente conhecido por “Villa do Henrique Raffard”, depois passou a ser chamada por “Villa do Raffard” e depois simplesmente Villa Raffard.

Marcando o início da colonização do vilarejo, por imigrantes na sua maioria italianos Júlio Henrique, movimentou a cidadezinha com a indústria açucareira e com a produção de álcool.

Seus primeiros povoadores foram imigrantes italianos que a partir de 1875 foram chegando aos sítios e fazendas da região. Esses imigrantes vieram a “Villa do Henrique Raffard” embalados pelo sonho de aqui poder criar seus filhos, numa terra precisava de trabalhadores, mas que oferecia prosperidade aos que aqui viessem.

Aos poucos, as famílias de imigrantes foram chegando e crescendo, partilhando entre si, a alegria de começar e vencer e construir a felicidade em uma terra acolhedora e hospitaleira.

Uma das primeiras famílias que vieram para povoar Rafard foi a família Galzignatto. Luiz Galzignatto, o patriarca, nasceu em Veneza, na Itália, e veio para Rafard em 1902.Família-Galzignatto-do-fundo-do-baú-raffard

Era casado com Ida Meneguini Galzignatto e tiveram 9 filhos: Etore, Zilda, Maria, Amália, Pedro, Luiza, Luiz, Ângela e Guido.

Luiz Galzignatto foi homem de grande visão e proeminência. Foi membro do Consulado Italiano, francês e Português, foi ainda ao se radicar no Brasil, representante de jornais Paulistanos, entre os quais “Fanfula” – jornal escrito no idioma italiano, que trazia notícias da Itália aos que vieram aqui morar.

Junto com outros conterrâneos não menos ilustres, que aportaram por aqui, Galzignatto fundou em 1922, o “Circolo Italiani Uniti”, chamado assim na época.

O local escolhido para sediar a Associação, era utilizado para divertimento da mocidade da época, que tanto assistiam aos espetáculos, como participavam dos bailes que eram promovidos pela Diretoria do “Circolo Italiani Uniti”.

A Família Galzignatto é composta de muitos descendentes, que foram ao longo do tempo incorporando outros sobrenomes, mas que tiveram suas raízes num homem de grande destaque e possuidor de grandes virtudes.

A todos os descendentes de Luiz Galzignatto e esposa minhas mais sinceras homenagens por tudo que ele representou para nossa cidade Coração.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?