Arnaldo Divo Rodrigues de CamargoColunistas

Família (legal) está encolhendo em Capivari?

Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA

Os números apontam que houve um decréscimo no casamento na cidade de Capivari.

Em 2017 foram celebrados 434 casamentos, e em 2018, somente 358. Essa é a informação do Cartório de Registro Civil da cidade, pela oficial interina Nayra M. Amaral.

Que será que está ocorrendo? As pessoas estão se unindo sem legalização jurídica? São contratos de união estável? Ou as pessoas estão adiando os casamentos para esperar passar a crise que assolou o país, confiando no novo governo?

A indicação é que de um ano para outro houve uma redução de casamentos de 17,5%, ou seja, 76 casais deixaram de se unir matrimonialmente em relação ao ano anterior.

As estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que no Brasil todo está ocorrendo uma redução nos casamentos. De 2015 para 2016 de 3,7%, tanto entre cônjuges de sexos diferentes quanto entre cônjuges do mesmo sexo, exceto em duas regiões, que diferentemente apresentam aumento nos casamentos civis entre pessoas do mesmo sexo, de 1,6% no Sudeste e de 7,7% no Centro-Oeste.

Parece-nos que em séculos passados a rigidez das tradições familiares e sociais obrigavam as pessoas a manterem um vínculo legal. E muitos casamentos também eram arranjados pelas famílias, com o fito de manter os patrimônios.

Esse egoísmo dos casamentos materiais, que não eram pelo descobrimento do amor, ou pela afetividade e carinho, e sim pela união das famílias importantes, econômica e socialmente, gerava muito sofrimento também para os casais que depois se percebiam desiguais em gostos, conhecimentos e sentimentos.

Por que a diminuição dos casamentos legais? Esses tempos são de mais liberdade e mais escolhas, e não dá para criticar as gerações mais novas deduzindo que as pessoas estão mais solitárias ou egoístas. Apesar da não legalidade, não significa que há menos relacionamentos. Pode ser que as pessoas estejam assumindo menos compromissos de longo prazo (como casamentos).

Outro aspecto interessante de se comentar quando se fala em casamento é pensar no divórcio e no regime de bens.

Qual será a situação dos divórcios em Capivari? Têm aumentado ou se estabilizado?

Segundo o mentor de Chico Xavier, Emmanuel, “os casamentos de amor jamais adoecem”.

ARTIGO escrito por Arnaldo Divo Rodrigues de Camargo é especialista em dependência química pela USP/SP-GREA
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?