Rafard

Famílias poderão substituir chuveiro convencional pelo sistema de aquecimento solar oferecido gratuitamente pela CPFL

02/03/2018

Famílias poderão substituir chuveiro convencional pelo sistema de aquecimento solar oferecido gratuitamente pela CPFL

RAFARD | O uso de energia solar para aquecimento de água, seja para residências, piscinas ou processos industriais, é boa alternativa de energia renovável. A utilização de coletores solares para banhos é viável, pois reduz o gasto com chuveiro elétrico, responsável por 20% a 30% da energia de uma casa. O resultado é de até 50% de economia na conta de energia elétrica. Além da redução de custos, o aquecimento solar não causa impactos ambientais.

Segundo a Prefeitura de Rafard, a CPFL Paulista vai destinar 540 aquecedores solares e chuveiros para famílias com residência na cidade. Procurada pela redação d’O Semanário, a companhia confirmou, de momento, apenas 100 para Rafard e a mesma quantidade para Capivari, e informou que o objetivo do projeto é a substituição do chuveiro convencional pelo sistema de aquecimento solar com apoio elétrico automático, com o intuito de redução do consumo de energia em clientes de baixa renda. “Além da economia na conta de energia, o aquecedor solar garante o conforto no banho, valorização do imóvel e a preservação do meio ambiente”.

Residências do bairro Popular estão sendo visitadas por uma empresa terceirizada, a WBS Energia Solar, que avalia se é possível instalar os equipamentos. Porém, os técnicos têm encontrado dificuldade em explicar e avaliar as casas. Segundo o técnico da WBS, Ícaro Guilherme Nardin, algumas pessoas não querem nem ouvir a explicação de como funciona o sistema. “Eles têm medo de deixar a gente entrar em suas casas, mas é necessário a gente avaliar se há condições ou não de oferecer o equipamento. Estamos prestando um serviço para a CPFL que já fizemos em vários municípios, como Praia Grande, Paulínia e Cosmópolis”, explica.

A Prefeitura de Rafard está ciente das visitas e em contato direto com a CPFL. De acordo com o diretor de Indústria e Comércio, Carlos Roberto Bueno, é importante que as pessoas se conscientizem que as casas que tiverem esse sistema, podem gerar uma economia de até 50% no consumo de energia elétrica.

“Esta doação é muito bem-vinda para o município. Com o aquecedor solar há uma grande economia no consumo de energia. A CPFL começou a visitar as casas para ver quais se enquadram nos itens para a doação”, explica Bueno.

Segundo Nardin, as casas que se enquadrarem já começam a receber os equipamentos na próxima semana. Todo o trabalho deve ser feito nos próximos três meses, incluindo a cidade vizinha, Capivari.

Como Funciona

O sistema de aquecimento solar é composto por 1 coletor solar de 2m², responsável pela captação dos raios solares e aquecimento da água, 1 reservatório térmico com capacidade de 200 litros, que receberá a água do coletor e armazenará e manterá aquecida até a utilização, 1 caixa de quebra de pressão, que equaliza a pressão da água fria e a água do reservatório térmico, 1 chuveiro com resistência blindada, para ser usado em dias em que não há incidência de sol ou o volume do reservatório de água quente for totalmente consumido, 1 misturador externo para mistura entre as águas quente e fria e 1 controlador de acionamento do chuveiro, que evita o desperdício de água fria acumulada na tubulação, desligando a resistência do chuveiro automaticamente na chegada da água do reservatório ao ponto de consumo.

A instalação é feita apenas em 1 chuveiro por unidade habitacional e a capacidade de água quente se limita ao banho de 4 ou 5 pessoas, com duração de até 10 minutos cada banho. Após o consumo, será necessário outro dia de sol para aquecimento da água.

Critérios de seleção

De acordo com a CPFL, o projeto visa atender consumidores residenciais em bairros considerado de baixo poder aquisitivo. O cliente também deve estar com pagamento da conta em dia e ser titular da conta ou parente de 1° grau. O imóvel deverá ter estrutura no telhado para suportar o peso do sistema de aquecimento solar e as instalações hidráulicas devem permitir algumas alterações necessárias no banheiro do cliente.

Economia

A companhia explica que “a economia é muito variável porque depende dos hábitos de consumo dos clientes, porém para uma residência que tenha um consumo aproximado de 190 KW/h mês e que o chuveiro represente 1/3 do consumo de energia do local, a redução na conta de energia pode representar cerca de R$ 20.

Investimentos

A princípio a estimativa será de 100 aquecedores e totalizando o investimento de R$ 268.145,00 para cada cidade – Rafard e Capivari – “porém como ainda estamos na fase de diagnóstico em campo para verificar a viabilidade do projeto conforme os critérios já mencionados, poderá ocorrer alterações nas quantidades”, informou a CPFL em nota.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

2 Comentários

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?