Marcel Capretz

Fatores de análise no futebol

Marcel Capretz, colunista esportivo

Existem diversas maneiras diferentes de olhar para o mesmo jogo de futebol. De onde vem a discussão, o debate e a polêmica? De inúmeras formas e pontos de vista para tentar explicar o que acontece nas quatro linhas. E usei a palavra ‘tentar’ de propósito. Isso porque mesmo com o maior conhecimento e a maior experiência do mundo não conseguimos chegar a exatidão ao que de fato acontece em algo tão subjetivo, complexo e caótico que é o jogo de futebol.

Trazendo essa reflexão para a Copa do Mundo temos que ter um olhar ainda mais apurado e amplo para tentar decifrar os resultados. É a melhor seleção que vence um torneio curto, com sete jogos em um mês? Melhor em que aspecto? Técnico, tático, físico ou emocional? Qual componente carrega a maior vantagem competitiva: a técnica, com os melhores jogadores, a tática, com o conjunto mais bem elaborado, o físico, com o melhor condicionamento ou o emocional, com as mentes mais resilientes?

Eu diria que tudo conta. E tudo faz diferença. Vence Copa do Mundo não a melhor seleção em um aspecto. E sim a mais equilibrada em todos eles. Quem conseguir ter os jogadores no melhor da forma técnica, potencializando as características individuais com base em um jogo com conceitos, ideias e comportamentos coletivos bem aprumados, aliado a saúde física e mental do grupo terá o exito maior. E esses jogos finais nos mostrarão quem conseguirá aliar tudo isso.

Me interessa ouvir os diferentes palpites e diferentes pontos de vista. Aprendo com cada um deles. Confesso que para mim todas as seleções que chegaram até aqui podem ser campeãs.

Futebol não é uma ciência exata como a engenharia, por exemplo; se trocarmos um engenheiro por outro no decorrer de uma obra fatalmente teremos o resultado final semelhante ao que teríamos antes da troca. Porém se trocarmos o comandante de um time no meio de uma competição o resultado tende a ser bem diferente. Porque muitas vezes o jogo não é lógico. E nós sempre temos a tendência de buscar explicações simplistas para tudo. Mesmo diante de algo tão difícil de explicar como é o futebol.

ARTIGO escrito por Marcel Capretz
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?