Colunistas

Faz parte da história…

Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário

As vésperas das comemorações e homenagens à Emancipação Político-Econômica de Rafard, estamos colaborando, trazendo à memória de seus moradores, principalmente aos mais jovens que não participaram da grande luta, trecho importante ligado ao término feliz.

Trata-se da orientação, divulgação e orientação do povo sobre o assunto, através da imprensa local pela qual, os organizadores da Campanha, preocupados que o Tribunal de Justiça do Estado concedesse segurança a Capivari, se valiam de todas as maneiras para incentivar o povo, inclusive, nas ruas, hasteando bandeiras, faixas com dizeres alusivos ao plebiscito.

Lê-se no Jornal “O Progresso”, do redator-proprietário e grande Jornalista José Miguel Bósio, em trecho de uma de suas publicações: “Preparem-se rafadenses para o plebiscito, isto é, para no dia aprazado votarem sim, se é que desejam que o Distrito se transforme em Município com Prefeito, Vereadores e demais benefícios. Votem não se querem que Rafard continue sendo o que é, apenas um distrito sem poder usufruir de suas próprias possibilidades. Será justo que esse punhado de desbravadores rafardenses recebam um reprovação ao seu intrépido trabalho?

Merecerá aprovação que o fruto de uma conquista alcançada em tão grande batalha, seja desperdiçado? Não, não e não! Não porque estamos recebendo dia a dia novos incentivos, como de Piracicaba onde o Vereador Oscar Schiavon, nosso conterrâneo, envia parabéns à Comissão Plebiscitária que conseguiu levar a náu. a um porto seguro. Também de Leme, pelas colunas da “Folha de Leme”, soubemos que o Revmo. Cônego Simões de Lima, ex-vigário desta paróquia, pioneiro na luta pela nossa emancipação voltou a lutar, levando consigo os Sres. Aécio Turolla, nosso conterrâneo, Diamantino Sacchi e Waldemar Arruda, Diretor do citado periódico que desde o início dava franco apoio a nobre iniciativa.

Não vamos desdourar tão belo gesto com um simples não, negativo, pejorativo e destruidor na hora decisiva. Recalquemos a nossa contrariedade e o nosso sentimentalismo – se o tivermos – e contribuamos para o maior brilho da vitória que virá, com um categórico sim, eficaz, nobre e sonoro.

Qualquer que fosse o Prefeito em função, merece respeito, pois a atitude seria a mesma. Miguel Simão Neto e seus companheiros lutando contra nós, estavam em seus direitos, cumprindo o próprio dever. Compreendemos e aceitamos, mas de nenhuma forma, podemos perder a ocasião de valorizar a eficiência da nossa Comissão Plebiscitária no alcance da vitória. Votemos todos SIM, para rendemos depois, aos vencidos, uma justa, honesta e sincera homenagem, como e de uso entre nobres cavalheiros.”

Cidadania

Voltamos a alertar nossos concidadãos quanto aos cuidados a serem tomados com tudo. A fase caótica por que passa o planeta Terra, tanto na parte material (com chuvas torrenciais causando inundações e mortes, quedas de aviões, árvores arrancadas, desmoronamentos, deslizamentos e maremotos), assim como na parte moral, notadamente sobre a falta de respeito mútuo, as leis e regulamentos, com as pessoas (felizmente não podemos generalizar), não cumprindo e sequer dando satisfação sobre o não cumprimento da palavra empenhada, levando-nos a continuarmos rezando por dias melhores, dando maior proteção aos idosos e às crianças nas ruas assim como (principalmente) no interior das escolas. Vide Suzano… É isso.

 

ARTIGO escrito por Denizart Fonseca, Cidadão Rafardense, oficial da FAB e professor de Educação Física e Desportos, colaborador desde a fundação do jornal O Semanário
Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do jornal. São de inteira responsabilidade de seus autores.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?