NotíciasRafard

Fazenda Itapeva vai receber reservatório desativado da Santa Lídia

11/09/2015

Fazenda Itapeva vai receber reservatório desativado da Santa Lídia

Reservatório tem capacidade de cerca de 15 mil litros e será doado pela Raízen; data e local da instalação ainda não estão definidos
agua-potavel
Imagem: Reprodução/Internet

RAFARD | A Fazenda Itapeva vai receber em breve um reservatório de água que estava desativado na Fazenda Santa Lídia. A doação, que será feita pela Raízen, foi anunciada em tribuna pelo vereador Luiz Antônio Ferreira Brito (SDD) na sessão de terça-feira, 1º, e confirmada pela Prefeitura de Rafard na última semana. Segundo o governo municipal, o reservatório tem capacidade de aproximadamente 15 mil litros.

Na sessão anterior, Brito havia reclamado da água que é fornecida em Itapeva. Segundo ele, ela é impossível de beber. “Se você lavar seu carro fica enferrujado. É pior do que água do mar. Está muito salgada”, disse. No entanto, o prefeito César Moreira garantiu que a água do local é apenas um pouco mais salobra há pelo menos 30 anos, e afirmou que a consumiu durante anos, enquanto foi morador da fazenda.

“O prefeito disse que tomou aquela água há 30 anos e não morreu até agora. Eu ia trazer a água aqui hoje, mas não deu tempo. Vou trazer pra alguém da plateia, vereadores, experimentar. Ver se tem condições de dar para o seu filho beber”, rebateu Brito na última sessão da Câmara. Além disso, ele contou que, apesar de Moreira negar o problema, a situação já estava sendo resolvida pelo parlamentar.

“Já corri atrás com o Carlão [vice-prefeito Carlos Roberto Bueno (PPS)] e conseguimos um reservatório da Fazenda Santa Lídia que vai levar água tratada para o povo de lá, porque eles também merecem uma água potável.” Depois, por telefone, Brito revelou ainda que a usina também vai doar dois poços artesianos, um para a Fazenda Anselmo e outro para a Fazenda São Bernardo.

“Nós fomos falar com o Lázaro [Martins, gerente administrativo da Unidade de Rafard] e, durante a reunião sobre a construção das casas da Fazenda Itapeva em regime de mutirão, a gente conseguiu conversar com o André [del Gaudio, responsável pela Divisão de Sustentabilidade da Radar], que disse que também vai doar os dois poços artesianos do Anselmo e São Bernardo”, detalha.

Outra versão

Embora tenha confirmado a entrega de um reservatório à Itapeva, a Prefeitura informou que o pedido foi feito à Raízen pelo prefeito César Moreira há mais de seis meses e garantido pela empresa no início do ano. “Este pedido foi recentemente reforçado pelo vice-prefeito Carlos Roberto Bueno e pelo vereador Luiz Antônio Ferreira Brito, mas a doação já estava confirmada pelo senhor Lázaro Martins há diversos meses.”

De acordo com o prefeito, o reservatório havia sido desativado na Fazenda Santa Lídia pela Raízen e estava sem utilização. “Por isso resolvi fazer o pedido, para aproveitamento na Fazenda Itapeva.” Ainda segundo ele, a Prefeitura também vai receber da empresa parte do alambrado que cercava o reservatório e o alojamento. Ainda não se sabe, porém, quando e onde ele será instalado. “O local está sendo estudado.”

“Muito em breve teremos lá [na Fazenda Itapeva] diversas casas e uma boa infraestrutura para os moradores”, diz Moreira. “Diante disso, eu não poderia deixar de agradecer à Raízen de maneira geral, em especial ao senhor Lázaro Martins e também ao André, da Radar, que não têm medido esforços para atender aos meus pedidos em benefício da população desta e de outras fazendas.”

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?