DestaquesNotíciasRafard

Fazenda São Bernardo registra segundo incêndio em menos de 30 dias; veja vídeos

 

Moradores e a brigada de incêndio da usina Raízen combateram um incêndio de grandes proporções na madrugada desta sexta-feira (20), em Rafard. Esse é o segundo incêndio em menos de 30 dias na Fazenda São Bernardo, localizada na área rural da cidade.

Foto: Túlio Darros/O Semanário

Desta vez, o fogo atingiu a mata e o bambual ao lado da capela de São Bernardo e dos dois campos de futebol. Em 26 de agosto, outro incêndio foi registrado no bambual de acesso à fazenda, considerado cartão postal da cidade.

A reportagem d’O Semanário esteve no local na manhã de hoje e registrou os estragos causados. Ainda não se sabe se o fogo foi criminoso (proposital) ou acidental.

A área da fazenda é tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT), desde 2014. Hoje, é de responsabilidade e sede da Abaçaí Cultura e Arte.

Foto: Túlio Darros/O Semanário

“Proibido destruir, demolir, danificar ou alterar as edificações nesta propriedade sob pena de multa ao infrator”, diz a placa encostada no antigo armazém, bem próximo ao local do incêndio.

Nota

Logo nas primeiras horas da manhã, o diretor da Abaçaí, Toninho Macedo, informou o ocorrido pelas redes sociais.

“Por incrível que possa parecer, em menos de um mês a Fazenda São Bernardo, patrimônio histórico- arquitetônico – paisagístico e ambiental de São Paulo, e deve glorificar o nome de Rafard, sofreu dois incêndios de proporções volumosas (o anterior em 26 de Agosto pp). Há algo de estranho nestes dois sinistros”, questiona.

Segundo Macedo, o local do primeiro acidente ainda não foi periciado.

“Em que pese o fato de termos deixado o mesmo intocado, conforme orientação, por um mês”, completa.

Foto: Túlio Darros/O Semanário

De acordo com Toninho Macedo, a Abaçaí tem sido alvo de comentários “desairosos e irresponsáveis”.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?