Rafard

Febre Amarela: Rafard recebe mais 100 vacinas

19/01/2018

Febre Amarela: Rafard recebe mais 100 vacinas

Rafard solicitou 60 e recebeu 100 doses na última quinta-feira, 18 (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | Algumas regiões do País, estão vivendo surto de Febre Amarela. Entretanto, Rafard e Capivari não registraram casos da doença em 2017 e o número continua zerado neste ano. Desta forma, os municípios disponibilizam a vacina apenas para um grupo específico, já que não se trata de uma área endêmica.

As duas cidades estavam com as vacinas esgotadas, porém, na tarde de quinta-feira, 18, a diretoria de Saúde de Rafard, que já havia feito a solicitação à Divisão Regional de Saúde (DRS10) de Piracicaba, recebeu 100 novas doses.

Segundo a DRS 10, a região não está na zona de risco e nem mesmo registrou qualquer suspeita de morte de animais por conta do vírus da Febre Amarela. A aplicação da vacina segue critérios do Ministério da Saúde e da Divisão Regional de Saúde. É para os casos de moradores que pretendem viajar para cidades próximas das áreas de risco, lembrando que para isso, devem ser apresentados antes da vacina, os bilhetes de viagem ou outro documento que comprove que o morador irá viajar nos próximos dias. Sem a comprovação, a vacina não será aplicada.

As vacinas são aplicadas todas as quartas-feiras, das 7h às 10h e das 12 às 14h, na Unidade de Saúde. O recomendado é que os moradores procurem a Unidade para se vacinar 10 dias antes da viagem.

Em Capivari, a vacinação acontece para moradores da área rural, bem como em crianças entre os 9 meses e os 4 anos de idade, de acordo com o Calendário de Vacinação. Pessoas com mais de 60 anos é necessário laudo médico. Os que se enquadram nesses quesitos podem procurar as unidades de saúde, das 8h às 12h.

Segundo a Secretaria de Saúde de Capivari, as unidades estão tendo muita procura. “Entretanto, é importante frisar que a vacina contra a Febre Amarela apresenta contraindicações e não podem ser aplicadas em: crianças menores de 6 meses de idade; pessoas com história de eventos adversos graves em doses posteriores; pessoas com história de anafilaxia comprovada em doses anteriores ou relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou a outras); pacientes com imunossupressão grave de qualquer natureza: imunodeficiência devido a câncer ou imunodepressão terapêutica, pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave, com a contagem de células CD4 < 200 células/mm3 ou menor de 15% do total de linfócitos para crianças menores de 13 anos; pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia, imunomoduladores); pacientes submetidos a transplante de órgãos; pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica); pacientes portadores de lúpus eritematoso sistêmico tendo em vista a possibilidade de imunossupressão; gestantes; idosos apenas com encaminhamento médico poderá receber a vacina”, informou em nota.

Esgotado

Na tarde de quarta-feira, 17, a Prefeitura de Capivari emitiu nota informando que as doses da vacina contra a Febre Amarela esgotaram. Segundo o Executivo, a Secretaria da Saúde solicitou a antecipação de uma nova remessa que deverá ser disponibilizada à população nesta sexta-feira, 19.

“Solicitamos que os munícipes não se desesperem, pois não temos casos da doença registrados na cidade. Portanto, somente podem tomar a vacina moradores da área rural do município e pessoas com viagem marcada para região com epidemia de Febre Amarela. É necessário a aplicação da vacina com pelo menos 10 dias de antecedência para que surta efeito”, alerta a pasta.

Cerca de 406 pessoas foram vacinadas em Capivari nos últimos 17 dias, sendo que a média mensal fica entre 50 e 70 pessoas. Em Rafard, cerca de 50 pessoas foram vacinadas.

“Queremos tranquilizar a população que não está na zona de risco da Febre Amarela, estamos fazendo o trabalho preventivo desde o ano passado. O foco está sendo para as pessoas que vão viajar, para os moradores de Itapeva e para os moradores de Sete Fogões”, comenta a diretora da Saúde, Paula Vanessa Bobatto.

Para informações e busca pela vacina, os interessados devem procurar a Unidade de Saúde de Rafard.

OMS

O Estado de São Paulo inteiro passou a ser considerado como área de risco para a febre amarela. A avaliação da Organização Mundial de Saúde, na terça-feira, 16, considerou o aumento da atividade do vírus em diversas regiões.

A recomendação da OMS é que visitantes estrangeiros com destino a qualquer área da capital ou do interior sejam vacinados.

São Paulo está entre as áreas prioritárias estabelecidas pelo Ministério da Saúde para cobertura vacinal. A campanha com doses fracionadas foi antecipada de 03 de fevereiro para o dia 29 de janeiro, conforme anunciou o Governador Geraldo Alckmin.

O estado vai receber 1 milhão de doses a mais, para imunizar maior número de pessoas. Cerca de 8 milhões e 300 mil pessoas devem receber a vacina no mutirão. A previsão é vacinar toda a população até o fim do ano, segundo o governador. A remessa do primeiro lote de 500 mil vacinas foi feita na terça-feira, 16.

De janeiro do ano passado até o momento, foram diagnosticados 40 casos de febre amarela silvestre, com 21 mortes confirmadas. Desde 1942 não ocorre nenhum caso de Febre Amarela urbana em São Paulo. Os casos registrados são da doença silvestre, ou seja, transmitida por mosquitos que vivem nas matas e espalham o vírus de macacos contaminados.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?