Leondenis Vendramim

Felicidade

Todos querem ser felizes. Você, leitor, é feliz? Mas o que é ser feliz? O que é felicidade? É ter muito dinheiro, alegria, sucesso profissional? A filosofia moral dos hedonistas na Grécia antiga preconizava a busca do prazer como o fim de tudo. Fidel Castro Diaz – Balart, filho de Fidel Castro, vice-presidente do país, engenheiro nuclear, conselheiro científico do Conselho de Estado de Cuba, membro e vice-presidente da Academia de Ciências de Cuba, editor de vários livros especializados em ciências atômicas, suicidou-se em 1 de fevereiro de 2018. A lista de famosos, ricos, políticos, cantores, músicos e outros que se suicidaram é quase interminável, portanto fama e riqueza não trazem felicidade.

Conheci, em Santos, uma negra velhinha, pobre, que vendia doces para se sustentar, estava sempre sorrindo, era muito prazeroso conversar com ela – seu nome era Felicidade!

A mitologia grega tinha uma deusa chamada “Eufrosine” (Felicidade), filha de Zeus e Hera. Note que Felicidade era uma personalidade da mitologia e não um estado feliz, ditoso. Passou para o latim como “Felicitas”, de quem recebiam como nome da deusa da fertilidade, prosperidade. Felicidade era uma pessoa e não uma qualidade de venturosa. Como a deusa Felicidade ou “Felicitas” era generosa, proporcionava fertilidade maternal e agropecuária, harmonia, fartura, dinheiro, saúde e alegria, O termo passou a ser um sentimento de feliz, farto, saudável, alegre, que tem muitos amigos.

Foi isso que S. Paulo usou para ensinar quando escreveu aos efésios: ”mais bem-aventura coisa é dar do que receber.” (At. 20:35). Ao ajudar um pobre, auxiliar um cego atravessar a rua, confortar e animar alguém abatido a se levantar, sem esperar recompensa, ou mesmo, resgatar um animal da morte faz do auxiliador uma Felicidade.

Felicidade não é exigente, mas pródiga, não é sentir, nem ter, mas ser, não é esperar, mas se prontificar. E fazer o bem como o sândalo, que perfuma sem saber a quem, mesmo que o fira.

De acordo com esta exposição, a deusa Felicidade era apenas um mito, mas Deus que Se preocupa com a humanidade e seu bem estar é o Criador de todas as coisas boas. Vejamos:

– Ele criou toda a natureza bela, perfeita, árvores já produzindo, clima saudável, água límpida, animais mansos, sol, para o bem do homem antes de cria-lo (Gn. 1:31).

– Deu-lhe o sábado semanal, dia abençoado para que pudesse descansar e se refestelar ao contemplar e gozar da natureza, perfeita e pródiga (Gen. 2:3; Mc 2:27).

– Deu-lhe uma companheira linda e perfeita, como ele era, a imagem de Deus para que pudesse se relacionar com sua igual (Gn. 1:27).

– Deu-lhe o cuidado da terra e dos animais num convívio pacífico, sem suor e sem cansaço (Gn. 2:15).

– Deu-lhes conhecimento, racionalidade e amor para que pudessem viver uma vida prazerosa (Gn. 2:23).

– Deu-lhes a companhia dos anjos para instruí-los e o próprio Jesus os visitava nos crepúsculos diários (Gn. 3:8).

– Deu-lhes uma lei para que, obedecendo, pudessem viver eternamente (Dt. 6:24).

Quando o casal transgrediu a lei, foi condenado à morte eterna, mas Deus os amava tanto que deu Seu filho para morrer em seu lugar (João 3:16; Ro. 5:8).

– Promete aos transgressores arrependidos uma vida eterna plena de felicidade, sem apreensões, dor, enfermidade, tristeza, mas transformados num corpo incorruptível para viver numa terra edênica semelhante àquela de Adão (Is. 5:5-7; 1Cor. 15:51-54; Ap. 21:4, 22:1-4).

Jesus ensinou, que se ela conhecesse o dom de Deus e quem lhe pedira água para beber, ela lhe pediria água viva e se tornaria uma fonte de bênçãos a jorrar continuamente. Isto foi o que aconteceu, pois ela convidou aos seus conterrâneos que foram ouvi-Lo e disseram à mulher que já não é mais pelo seu dito, mas que ouviram do próprio Jesus e creram que Ele era o Salvador do mundo. Jesus é Felicidade e tornou a Samaritana uma Felicidade (João 4:10-18, 39-42).

Assim como Jesus tornou a mulher samaritana numa “deusa Felicidade”, todos poderão tornar-se deuses felicidade, é só aceitar Jesus como o cordeiro de Deus que morreu por todos os maus arrependidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?