J.R. Guedes de Oliveira

Felício Vigorito

Felício Vigorito – Comerciante e Empresário. Nasceu na cidade de Nêmoli, região de Basilicata, Província de Potenzaa Itália, no dia 8 de novembro de 1887. Filho de Genaro Vigorito e de Dona Maria Teresa Calderaro.

Veio para o Brasil com 18 anos de idade. Casou-se com Catarina Capóssoli, em 3 de junho de 1907, tendo os filhos: Genaro (o primeiro Prefeito de Rafard), Emílio, Rosa, Paulo, Teresa, José, Padre Ivo e Edite.

Iniciou o seu trabalho profissional como funileiro e consertos de alambiques nos engenhos e também como fabricantes de canecas e lamparina, sendo estes vendidos pelos sítios da região de Capivari.

Em 1912 trouxe para a cidade o primeiro automóvel. Já em 1925, abriu uma empresa de comércio de veículos, peças e combustíveis, uma das três primeiras concessionárias Chevrolet no Brasil.

felicio-vigorito-figura-ilustre
Felício Vigorito (Foto enviada pelo colunista)

Em 1932 eram proprietários da Felício & Filhos, na rua XV de Novembro, bem próximo ao Rio Capivari. Pertenceu à irmandade do Santíssimo Sacramento e foi, por longos anos, um dos maiores vendedores de caminhões Chevrolet no Brasil.

Foi membro da Loja Maçônica Integridade no. 1, iniciado em 20 de outubro de 1915. Capivari concedeu-lhe a honraria de seu nome numa das suas ruas, no Bairro Nova Aparecida. Faleceu em Capivari no dia 10 de maio de 1957.

(Fonte: A Ronda das Ruas e O Organizador)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Skip to content