DestaquesRafard

Festa de Santo Antônio contará com missas, quermesse, pão e tradicional bolo

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Rafard, divulgou a programação das festividades em comemoração à Santo Antônio.

De 8 a 13 de junho, a Capela Santo Antônio será palco de missas, quermesse, bênçãos e distribuição de pães e bolo do santo.

A quermesse acontece todos os dias, sempre após as missas, com barracas de bebidas, vinho quente, quentão, cuscuz, pastel, mini-pizza, salgados, espeto e lanche de pernil.

Além disso, a rádio R FM 107,9Mhz anima a festa com shows de convidados todas as noites.

Programação Religiosa

Nos dias 8, 9 e 10 (quarta, quinta e sexta-feira), a Missa acontece às 19h, na Capela Santo Antônio. No sábado (11), os fiéis serão recebidos às 18h para a Santa Missa.

No domingo, 12 de junho, acontece a benção do bolo, às 7h30 e, em seguida, têm início a distribuição, mediante apresentação do convite. Às 18h, haverá missa e bênção para os namorados e casais na Capela Santo Antônio. E às 9h30, a missa acontece na Matriz Nossa Senhora de Lourdes.

A bênção e distribuição dos pães acontece na segunda-feira (13), com missa às 19h, também na Capela Santo Antônio.

Bolo de Santo Antônio

E não poderia de faltar o tradicional bolo do ‘Santo Casamenteiro’. O pedaço está sendo vendido pelos coordenadores de pastorais e na secretaria paroquial, pelo valor de R$ 25,00.

A retirada acontece no domingo (12), das 8h às 12h, na Capela Santo Antônio. Haverá sorteio de uma imagem entre os fiéis que adquirirem o bolo.

Quem foi Santo Antônio?

Nasceu em Lisboa, no ano de 1195, e morreu nas vizinhanças da cidade de Pádua, na Itália, em 1231, por isso é conhecido como Santo Antônio de Lisboa ou de Pádua. O nome de batismo dele era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Casamenteiro

Na tradição, Santo Antônio é o ‘santo casamenteiro’, que, segundo a crença, dá uma forcinha na união de pessoas a partir de simpatias e de uma devoção muito presente. A origem de toda essa superstição parte de algumas lendas populares. Uma delas conta que uma moça queria muito se casar, mas não tinha dote para oferecer, isto é, bens materiais para dar à família do noivo. Desesperada para arrumar essas ‘doações’, a mulher se ajoelhou aos pés de uma imagem de Santo Antônio e ditou palavras de súplica com muita fé. Pouco tempo depois, moedas de ouro surgiram de repente aos seus olhos e ela, então, pôde se casar.

Outra lenda conta uma outra mulher, também devota, não aguentava mais estar solteira por tanto tempo. Em um momento de raiva, ela pegou o santo e o arremessou janela à fora. A imagem acabou acertando um homem na rua. A moça foi socorrê-lo, pediu desculpas e logo eles iniciaram uma conversa que, posteriormente, se transformou em amor e eles se casaram.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?