CapivariDestaquesNotícias

Festa do Lar começa na quinta-feira (26) em Capivari

Foto Túlio Darros/Jornal O Semanário

De 26 a 29 de setembro, o Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo de Capivari, realiza a 18ª edição da Festa do Lar. O evento acontece no salão paroquial da Igreja Matriz de São João Batista.

Haverá jantar, a partir das 19h, de quinta-feira à sábado. No domingo, será servido almoço e o tradicional leilão de gado.

A reportagem do jornal O Semanário esteve na instituição e conversou com o presidente Antonio Carlos Zanuni, e com a coordenadora administrativa, Flávia. Conheça um pouco mais do Lar dos Velhinhos de Capivari:

Lar

O Lar dos Velhinhos de Capivari, obra da Sociedade São Vicente de Paulo, é uma instituição de longa permanência para idosos, filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 08 de abril de 1943.

Atende pessoas com idade superior a 60 anos, em estado de vulnerabilidade e sem condições de permanecer aos cuidados da família.

Acolhimento

Através do serviço de acolhimento institucional, o Lar dos Velhinhos desenvolve ações que incentivam o desenvolvimento da capacidade para a realização de atividades da vida diária, para a independência e o autocuidado, socialização e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, promovendo assim, a melhoria na qualidade de vida e no bem-estar.

A instituição oferece aos acolhidos, serviço social, administração, lavanderia e vestuário, higiene e limpeza, nutrição, terapia ocupacional e cuidados especiais.

Números

Atualmente, o Lar atende 37 idosos, com idade média de 77 anos. Uma das moradoras tem 107 anos. São 7 acolhidos de 60 à 69 anos; 15 de 70 à 79 anos e 14 de 80 à 89 anos.

Custos

Segundo o presidente, o custo médio mensal para manter a instituição funcionando é de aproximadamente R$ 125 mil.

Os recursos necessários para cobrir esses custos, em sua maior parte, vem das doações recebidas através de carnês e da central de doações. Essa ajuda mensal equivale a 28% da origem dos valores.

Outros 18% vem dos benefícios dos idosos que moram no Lar dos Velhinhos, que destinam 70% do valor para a entidade.

Já os valores destinados pelo Fundo Municipal do Direito do Idoso (FMDI) equivalem à 13%. Outra importante ajuda – 12% – são oriundas de subvenções, convênios e parcerias com órgãos públicos.

Origem dos outros recursos

– Nota Fiscal Paulista – 10%
– Promoções Beneficentes – 7%
– Bazar Beneficente – 5%
– Projeto Empresa Amiga do Idoso – 4%
– Doações diversas de pessoas físicas e jurídicas – 3%

Como ajudar

Há diversas maneiras de ajudar o Lar dos Velhinhos de Capivari. Na Central de Doações, você pode colaborar pagando pelo carnê (através do mensageiro da instituição), depósito ou boleto bancário.

Para mais informações, ligue para a Central: 19 3492-6374 ou 3492-4996. O Lar também tem WhatsApp: 19 99150-3831.

Empresas também podem ajudar através do marketing social. O projeto Empresa Amiga do Idoso recebe doações através de boleto bancário.

Você também pode doar roupas e objetos para o bazar, direcionar seu imposto de renda ou a Nota Fiscal Paulista. Conheça todas as opções de contribuir com o Lar acessando o site larvelhinhoscapivari.org.br ou faça uma visita à instituição, localizada na avenida do Carmo, 120, Vila Cardoso, Capivari.

cartaz festa do lar 2019
Imagem: Divulgação

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?