J.R. Guedes de Oliveira

Figuras ilustras da região: Aldo Silveira

Aldo Silveira – Professor. Nascido em Capivari no dia 11 de setembro de 1929, iniciou seus estudos no Grupo Escolar Augusto Castanho, ainda no antigo prédio da rua XV de Novembro.

Concluiu o curso ginasial em 1944 no Ginásio Municipal de Capivari. Após conclusão do curso mudou-se para Piracicaba para iniciar seus estudos na Escola Normal Sud Menucci, formando-se em 1948.

Retornou para Capivari no mesmo ano, iniciando desta forma sua carreira na educação.

Casou-se com a professora Ângela Lembo no dia 05 de setembro de 1954. Dessa união nasceram os cinco filhos do casal: Emília Maria, João Pedro, Aldo Luís, Renato e Marcelo. Aldo Silveira também foi professor de Matemática e Estatística da Escola Técnica de Capivari e lutou arduamente para a instalação da Faculdade de Administração de Capivari sendo um dos defensores de uma escola em que o estudante tivesse acesso gratuito.

aldo-silveira-figura-ilustre
Foto enviada pelo colunista

Além de professor formou-se no curso de Direito realizando desta forma seu sonho antigo de tornar-se advogado dia 05 de fevereiro de 1971, dia de sua colação de grau.

Mesmo após sua aposentadoria continuou em plena atividade colaborando com a comunidade capivariana e também com a vizinha Monte Mor onde ocupou o cargo de Assessor de Educação e Saúde na Prefeitura Municipal de Monte Mor em 1984, cargo que exerceu até seu falecimento no dia 23 de junho de 1986, com 56 anos de idade na cidade de Capivari.

Após seu falecimento, Aldo Silveira, foi lembrado por sua luta por uma educação mais igualitária sendo escolhido como patrono de uma escola no bairro Moretto em Capivari.

O brilhantismo e a experiência profissional desse mestre-professor o fizeram um notável capivariano, digno de nossas homenagens.

(Fonte: Jehoval Júnior)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?