J.R. Guedes de Oliveira

Figuras ilustres da região: Alcinda Santos Proença

Alcinda Santos Proença

Secretária. Nasceu no dia 9 de agosto de 1920 em Santa Bárbara d’Oeste, SP. Filha de Alcides Santos Silva e de Maria Lino dos Santos.

Estudou no Colégio Nossa Senhora Assunção em Piracicaba, formando-se professora. Iniciando ali sua carreira de secretária escolar, transferindo-se para a EEPE “Padre Fabiano J. M. de Camargo”, exercendo, por mais de 30 anos o cargo de secretária com muita dedicação, responsabilidade, eficiência, organização, sempre com uma palavra de carinho, compreensão, esperança com pais ansiosos ou desorientados, alunos tímidos, professores preocupados tanto com alunos como com seus problemas particulares.

A “alma da escola” era a secretaria, de onde sua presença inspirava confiança mesmo além daqueles limites.

Em 19 de fevereiro de 1944 casou-se com Francisco de Aguirre Proença jornalista e diretor do Jornal Correio de Capivari.

alcinda-santos-proença-figura-ilustre
Alcinda Santos Proença (Foto enviada pelo colunista)

Vindo a residir em Capivari, em meados de 1944, formou grande família, teve 11 filhos: José Francisco, Flávio Antônio, Alcinda Maria, Mário, Lino, Marieta, Paulo Henrique, Teresa Cristina, Maria da Glória e João Eduardo.

Em 15 de outubro de 1979 recebeu o título de cidadã Capivariana.

Foi voluntária da APAE desde o seu início e também membro integrante do Movimento Capivari Solidário desde a sua fundação.

Foi agraciada com o prêmio Abaporu, 4ª Edição destinado a pessoas que se destacam no serviço pelo bem comum.

Faleceu em 20 de dezembro de 2014, aos 94 anos de vida.

Em dezembro de 2020 foi inaugurada a creche/escola EMEI Alcinda Santos Proença, em Capivari, em tributo aos seus 100 anos de nascimento.

Fonte: Maria Lazarina P. Proença

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?