J.R. Guedes de Oliveira

Figuras Ilustres da Região: Angelina W. Messemberg

Angelina Waldemarin Messemberg – Pintora. Nasceu em Capivari, no dia 17 de janeiro de 1916 e faleceu em Bauiru, no dia 9 de novembro de 1988.

O primeiro contato da artista Angelina Messenberg com técnicas de pintura foi no Colégio Santa Clara, em Penápolis, onde ela teve aulas de pintura com uma das irmãs. De volta a Capivari, sua cidade natal, Angelina conheceu o artista Angelo Simeone, que estava pintando a igreja da cidade. Encantada ela não perdia um só movimento do artista, passava todas as suas horas de folga observando seu trabalho. Ela queria estudar pintura em São Paulo ou Campinas, mas seu pai, homem da terra, era contra a filha ir morar longe de casa. Assim Angelina viajava uma vez por semana de Capivari a Campinas para ter aulas com o mestre Salvador Caruso.
Seu primeiro trabalho inscrito no Salão Paulista foi recusado, o que serviu de estímulo para a artista se dedicar ainda mais a pintura. No ano seguinte, 1944, ela se inscreveu novamente e dessa vez seu quadro “Cravos e Fantasia” recebeu elogios de Sergio Millet, critico de arte de São Paulo, na época. No mesmo ano aconteceu sua primeira exposição individual, na galeria Itaú.

Angelina-Waldemarin-Messemberg
Angelina Waldemarin Messemberg (Foto enviada pelo leitor)

Casada e morando em Campinas, Angelina passou a dar aulas de pintura. Quando nasceu seu filho se afastou da pintura por um período e quando retornou fez um curso de gravura com o professor Mario Correa e participou do 1°Salão de Belas Artes de Santos. A artista veio para Bauru quando seu marido, Mario Messenberg, foi transferido pela empresa em que trabalhava. Segundo ela a cidade era pobre no que diz respeito à arte e a pintura por isso ela se dedicou a pintar e a ensinar pintura. Foi professora de artistas como Walter Mortari.
Em entrevista com Mortari, ele conta que depois que ela lhe ensinou técnicas de desenho, ao final de uma aula ela falou: “Bom, agora nós vamos pintar. Você traz a tela e traz só 3 tintas, vermelho, amarelo e azul e o branco. Porque o pintor que não fizer o quadro com essas 3 cores, você pode dar mil cores para ele que ele não vai fazer.”

Em 1954 participou da Amostra de Arte em Homenagem ao 58° aniversário da fundação do município de Bauru. A artista participou de muitas exposições em Bauru e também em outras cidades. Recebeu muitos prêmios que, passaram de incentivo a reconhecimento. Seus quadros “Frevo” e “Samba” foram expostos no V Salão Internacional em Nice, na França.

Por todos seus esforços e contribuições, para que a cidade de Bauru evoluísse no campo da arte, que a artista e professora Angelina Waldemarin Messenberg recebeu, em 1982, o título de “Cidadã bauruense”. Atualmente, a galeria municipal da cidade de Bauru também leva o seu.

(Fonte: Itaú Cultural)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?