J.R. Guedes de Oliveira

Figuras Ilustres da Região: Denizart Fonseca

Denizart Fonseca – 1º. Tenente Especialista da Aeronáutica. Nascido em Mombuca, no dia 26 de novembro de 1925. Filho de Benedito Afonso da Fonseca e de Dona Ana Godói Fonseca.

Casou com Maria Francisca Fenner Fonseca, já falecida. Transferiu-se para Rafard em 1932, onde foi matriculado no Grupo Escolar para o Curso Primário. Em 1938, mudou-se para a cidade de Itápolis, onde cursou o Ginasial.

Residiu em Piracicaba, onde prestou serviço à Pátria, tornando-se Reservista de 2ª. Categoria, o que auxiliou como Praça mobilizável, a ingressar na FAB. Em 1944 classificado, serviu na Base Aérea do Galeão (Zona de Guerra), onde atuou, além de sua especialidade na missão de Observador Aéreo em nosso litoral: (Galeão-Vitória/Galeão-Santos-Galeão até 1952). Ocupou vários cargos burocráticos no Estado-Maior da Aeronáutica e no Estado Maior das Forças Armadas.

Por acidente em serviço, foi reformado em 1961, no Posto de 1º. Tenente Especialista, permanecendo com residência no Rio de Janeiro até 1965, quando se transferiu para Rafard, atendendo os apelos do coração. Foi um dos fundadores do Lions Clube de Rafard, sendo o seu 2º. Presidente; Kardecista, presidiu o Centro Espírita Allan Kardec, por 8 anos, oportunidade em que idealizou e promoveu a construção do Lar dos Velhinhos, que acolheu 14 idosos, enquanto permaneceu na presidência.

denizart-fonseca-figura-ilustre-região
Denizart Fonseca (Foto enviada pelo colunista)

Idealizou, programou e realizou em 21 de dezembro de 1986, no Salão do ASAS a merecida homenagem aos “Velhos Mestres”, Dona Branca Pelegrini de Moraes Barros, Dona Lucrécia Luchi Ferreira e Sr. Jordão Marins Peixoto, cerimônia que contou com a presença de seus ex-alunos e demais convidados. Presidiu a Comissão Organizadora para a Inauguração do Centro Cívico e Cultural Major Pires de Campos, em 1988. Idealizou, organizou e realizou a Semana da Asa, de 1965 a 1995, com palestras e exposições sobre a FAB.

Escreveu artigos de fundo didático para o jornal O Semanário, de Rafard e Jornal da Cidade e Região, de Capivari. Participou do Conjunto al Seresteiros de Capivari, cantando e acompanhando ao violão.

Possui títulos e medalhas de honraria, tanto de órgãos públicos, como de academias de letras e militares, em particular da Força Aérea Brasileira – FAB.

Faleceu em Capivari, no dia 05 de julho de 2020.

(Fonte: O Próprio)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?