J.R. Guedes de Oliveira

Figuras Ilustres da Região: João Batista Prata

João Batista Prata – Poeta, jornalista e escritor. Assinando simplesmente J. Prata, nasceu em 24 de junho de 1904, em Capivari. Era filho de Anna Augusta Rodrigues Prata e de Francisco Laudelino de Jesus.

Autodidata, fez o curso primário em Capivari, encerrando a sua vida de estudante logo no terceiro ano para trabalhar em cartório.

Redigiu, desde jovem, diversos periódicos, entre os quais a Gazeta de Capivari, A Cidade, O Município, Capivari Jornal e o Correio Paroquial (hoje Correio de Capivari), do qual foi fundador. Redigiu também o Correio da Semana e o Correio da Noroeste de Bauru, e o Correio da Sorocabana, de Botucatu.

Colaborou ainda com o jornal Progresso, de Rafard, e foi agente do jornal O Tempo, de São Paulo. Poeta, publicou Pétalas (1926), O município e Últimas românticas (1947) e Revista dos Tribunais, prefaciado por Menotti Del Picchia. Em 1957, a Prefeitura Municipal fez publicar a obra póstuma Culto interior.

Em 1931 funda, junto com Flávio Stein Proença, o jornal “Correio Paroquial” (que, depois, passou para “Correio de Capivari”). Em 1932 compõe a letra do “Hino de Capivari”, com música de João Emigídio Capóssoli, em homenagem ao Centenário do Município.

João Batista Prata (Foto enviada pelo colunista)
João Batista Prata (Foto enviada pelo colunista)

Em 1933 compõe a letra do hino “Augusto Castanho”, do Grupo Escolar de Capivari.

Em 1937 casa-se com Lídia Garcia. Não deixa filhos, apenas uma filha adotiva: Maria da Costa Ladeira Cerimarco.
Foi autor também de peças de teatro: Rosa, a filha do cego, A mulher e a política, Jesus e a samaritana e Um anjo nas trevas (peça radiofônica).

Faleceu em Capivari, em 17 de abril de 1955 e é o patrono da Biblioteca Municipal de Capivari.

Foi redator dos jornais: Gazeta de Capivari, Capivari, SP; Correio de Capivari, de Capivari, SP; A Cidade, de Capivari, SP; O Município, de Capivari, SP; Capivari Jornal, de Capivari, SP; Correio da Semana, de Bauru, SP; Correio da Noroeste, de Bauru, SP; Correio da Sorocabana, de Botucatu, SP.

Peças de teatro: Rosa, a filha do Cego; Jesus e a Samaritana; Um anjo nas trevas; A mulher e a política. Romance: Semiramis. Contos: Odisséia da Caboclinha Poesias: Pássaro feliz; Porque as flores perfumam a vida…; Evangelho do amor

(Fonte: O Organizador)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?