Rubinho de Souza

Figuras ilustres da região: João César Campagnolli

João César Campagnolli – Poeta nascido em Capivari no dia 3 de outubro de 1909, filho de Cesário Campagnolli e de Dona Maria Jesuína Andrade Campagnolli.

Além de poeta, foi jornalista e dramaturgo, convivendo, na sua mocidade, com o poeta Rodrigues de Abreu, bem vizinho de sua casa, na rua Saldanha Marinho.

Era casado com a Prof. Dona Augusta Almeida e Silva Campagnolli, tendo dois filhos: João Batista (Titico) e Antonio Carlos (Nenego).

João-César-Campagnolli-figura-ilustre
João César Campagnolli (Foto enviada pelo colunista)

Colaborou, com as suas poesias e artigos, nos jornais O Município, Correio Paroquial, O Popular, O Progresso (Rafard), Letras da Província, (Limeira), Correio de Capivari, Diário do Povo (Campinas), São João Jornal e Jornal da Cidade, ambos de Capivari.

Em 1932 escreveu a peça “Sonho, Amor e Miséria”, encenada no Cine Teatro Politeama, pelo Grêmio Dramático e Recreativo Filhos de Thelma, contando com a participação de José do Cantyo Neto, Antonio Minelo, Moisés Biásio, Lúcia Rasmussen e outros tantos. Foi funcionário público da Exatoria Estadual de Capivari, onde se aposentou. Faleceu em Piracicaba, aos 71 anos, no dia 12 de janeiro de 1981.

(Fonte: Jornal Correio de Capivari)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?