J.R. Guedes de Oliveira

Figuras Ilustres da Região – João do Carmo Barros

João do Carmo Barros – Escultor e Pintor. Filho de Benedicto Euzébio de Barros e Tereza Motta. Nasceu em Porto Feliz, no dia 19 de junho de 1930. Casou-se com Irene do Rosário de Paula Barros, tendo o casal os filhos: Benedito, Claudionor, Silvano, Maria, Irene, Cláudia e Egiane. Estudou na escola Augusto Castanho (primário incompleto).

Trabalhos realizados: São várias obras, mas a maioria eram pessoais (e eram mostradas somente em exposições), onde eram expostas nas cidades da região.

Também teve homenagens na Prefeitura de Capivari e foi o segundo a receber o troféu Orsine de Toledo; fez as obras das 15 estações das paredes da Igreja São João Batista de Capivari; fez também exposição no espaço Cultural da Biblioteca Municipal João Batista Prata, em 1992 e outras mais.

joão-do-carmo-barros-figura-ilustre-da-região
João do Carmo Barros (Foto enviada pelo colunista)

Faleceu na cidade de Capivari na data de 24 de agosto de 2016, aos 86 anos de idade.

Outros dados: Trabalhou na FEPASA como manobrista, onde sofreu um acidente mais ou menos no ano de 1971 e por consequência deste acidente, teve que amputar seu braço esquerdo.

E todas suas obras foram feitas com apenas um braço ( direito). Nesta época passava a novela O Casarão, onde o ator Paulo Gracindo fazia um papel de (João Maciel) um escultor e fez uma estátua de gesso chamada Carolina, onde despertou nele a vontade de também fazer uma estátua, fez no mesmo estilo só que com tronco de madeira e deu o nome de “A Índia”. Foi assim que tudo começou.

Fonte: Cláudia Barros (da família)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Skip to content