J.R. Guedes de Oliveira

Figuras Ilustres da Região: Luiz Ferrary

Luiz Ferrary (Gico), Soldado da FEB. Nasceu no dia 20 de outubro de 1920 (101 anos), na Colônia Coqueiro, em Rafard e registrado no Cartório de Capivari.

Filho de Ângelo Ferrary e de Rosalina Corneta Ferrary. Casou-se com Tilda de Almeida Ferrary, tendo o casal os filhos: Luiz Ferrary Filho, Rosivaldo, Vanderlei e Sônia Maria.

Fez o Grupo Escolar de Rafard. Profissão: Eletricista na Usina de Açúcar de Rafard.

Como militar, foi convocado para o serviço em 8 de outubro de 1941, servindo no Quartel do 12º. Grupo de Artilharia de Dorso em Jundiaí. Atuou na 2º. Grande Guerra Mundial, na cidade litorânea de São Sebastião, na logística de defesa do território nacional.

Finda a refrega, retornou ao Quartel em Jundiaí, passando para a reserva do Exército Brasileiro, em 1945, ocasião em que retornou à sua função de eletricista no Engenho Central de Rafard.

Luiz Ferrary (Gico)
Luiz Ferrary (Gico)

Como desportista, defendeu as cores da União Rafardense Futebol Clube e do Rafard Clube Atlético, o famoso RCA., se destacando também no vôlei e no basque – 136 Personalidades Ilustres da História de Capivari – Volume I.

Era sócio do Clube da Melhor Idade, de Rafard, participando com a esposa e filha de excursões a colônias de férias do CPP – Centro do Professorado Paulista, em Capivari. Como veterano de Guerra, sempre é convidado a comparecer em cerimônias cívicas e militares, em especial no Tiro de Guerra de Capivari, constando sua fotografia da galeria daquele núcleo de instrução militar, como Veterano do Exército.

Em 18 de maio de 2018 foi agraciado pela Associação Amigos do Grupo Barão de Jundiahy, com Medalha e Diploma em cerimônia comemorativa aos 101 anos do 12º. GAP, em Jundiaí. Faleceu em Rafard/SP, no dia 24 de julho de 2022, aos 101 de idade.

Fonte: Tenente Denizart Fonseca – Oficial da FAB – Jornal O Semanário

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?