J.R. Guedes de Oliveira

Figuras ilustres da região: Reinhard Schutz

Reinhard Schutz (Renatão) – Comerciante. Nasceu na cidade de Cosmópolis, Estado de São Paulo, no dia 13 de julho de 1943. Filho de Gustav Schutz e de Olga Schutz. Já em meados de 1960, chegou em Capivari, para trabalhar como gerente na fábrica de tecidos cirúrgicos ITEC.

Posteriormente, passou a ser fiscal da então Viação Santa Isabel e, depois, supervisor da Petróleo Ipiranga. Após isto, comprou uma linha de doces.

Casou-se com Antonia Souza Schutz, no dia 12 de dezembro de 1970, tendo o casal os filhos Flávia, Fabiana, Luís Gustavo, Ricardo e Daniel.

Quando moço, jogou basquete na Ponte Preta e no Guarani – ambos de Campinas. Representou Capivari em vários jogos regionais e aberto.

Reinhard Schutz (Foto enviada pelo colunista)
Reinhard Schutz (Foto enviada pelo colunista)

Nos campeonatos de basquete, acompanhava, sempre, os jovens capivarianos, dando-lhes todo o entusiasmo possível.

Figura por demais conhecida na cidade que o acolhera, granjeou a amizade e a simpatia por onde passava. Alto e forte, chamavam-nos, pela fisionomia aparente, de Ray Conniff ou Kenny Rogers.

Uma criatura de bondade e dinamismo, pelo muito que fez por Capivari. Faleceu em Capivari, no dia 17 de dezembro de 2021, aos 78 anos de idade.

A equipe de basquete de Capivari lhe rendeu preito de gratidão, em uma festividade post mortem. Um depoimento de sua filha, Dra. Flávia, sintetiza toda a imagem do “Renatão”, como era amavelmente conhecido: “Íntegro, honesto, fiel, determinado e intenso. Assim era meu pai. Sempre se colocando a disposição para ajudar sua família e seus cliente. Adoçava a vida de muitas crianças em seu caminho. Pai fervoroso e avô maravilhoso. Aliás, Pai com “P” maiúsculo”.

Fonte: Flávia Schutz, filha

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?